Usuários vão poder ‘abandonar’ recomendações por inteligência artificial de redes sociais e plataformas
8 de setembro de 2023
Uma nova legislação, a Lei dos Serviços Digitais (DSA), está entrando em vigor na União Europeia, promovendo maior transparência nas plataformas digitais com mais de 45 milhões de usuários ativos. Essa lei permite aos usuários da UE desativar os algoritmos de personalização, evitando conteúdo moderado por IA e retornando a uma interface cronológica em algumas redes sociais.
Empresas como Meta (Facebook e Instagram) estão fazendo ajustes para permitir que os usuários saiam dos sistemas de recomendação, visualizando apenas conteúdo de perfis seguidos e em ordem cronológica. O TikTok também alterará seu feed de vídeos recomendados com base na localização do usuário em vez do histórico de visualizações. Outras plataformas, como YouTube, LinkedIn, Pinterest e X (ex-Twitter), também farão mudanças semelhantes em conformidade com a nova legislação.
Essas mudanças visam evitar que as plataformas perpetuem extremismos, já que os algoritmos tendem a sugerir conteúdo semelhante ao gosto do usuário. Essas regulamentações da UE podem ter repercussões globais e afetar as práticas de plataformas digitais em todo o mundo, incluindo o Brasil.
A Lei dos Serviços Digitais (DSA) da União Europeia também impõe requisitos rigorosos para que as empresas forneçam ferramentas mais transparentes para os usuários denunciarem conteúdo violador das regras internas das plataformas digitais. Embora muitas dessas plataformas já tenham recursos de denúncia, a UE exige maior transparência nesses botões.
O TikTok está desenvolvendo botões para relatar materiais prejudiciais em várias categorias, como produtos ilegais, suicídio, desinformação, fraudes e golpes. A empresa chinesa proprietária do aplicativo, ByteDance, também anunciou a contratação de equipes para revisar esses relatórios e remover conteúdo, se necessário.
A Meta (anteriormente Facebook) afirma que seus botões de denúncia estão agora mais acessíveis do que nunca.
Além disso, a nova legislação proíbe anúncios personalizados direcionados a crianças e adolescentes menores de 18 anos, visando proteger a privacidade desse grupo. O TikTok planeja implementar essa medida não apenas na UE, mas também nos Estados Unidos, Reino Unido, Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein.
Matéria produzida pelo jornalismo do Estadão e otimizada por IA. Fonte: www.estadao.com.br
17 de outubro de 2024
Marcas Mais 2024: premiação acontecerá em São Paulo, dia 23
16 de outubro de 2024
No Dia Mundial do Pão, Grupo Bimbo no Brasil celebra liderança e inovação
Saúde suplementar busca recuperação após três anos de prejuízo
23 de agosto de 2024
PERFIL: Rubens Angelo
20 de agosto de 2024
Propósito de Marca: Vico Benevides
26 de julho de 2024
PERFIL: Leonardo Aguiar
9 de outubro de 2024
Estadão Summit Saúde e Bem-estar discute o futuro da saúde no Brasil
3 de outubro de 2024
Estadão é Media Partner do Futurecom 2024
1 de outubro de 2024
Estadão Summit ESG 2024: 4ª edição do evento contou com especialistas globais e líderes do setor
8 de outubro de 2024
Guia de Colégios 2024: Encontre a escola ideal para seu filho
29 de abril de 2024
Melhores Serviços 2024: Estadão anuncia ranking
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO