Comum, contagioso e pouco falado, esse combo pode fazer com que o VSR seja ainda mais perigoso, principalmente agora no inverno, e acender um sinal de alerta também para a população 60+(1-3,5)
24 de julho de 2024
Raramente testado em adultos e muitas vezes subdiagnosticado, o vírus sincicial respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecções respiratórias em bebês e cocircula com vários outros vírus respiratórios, como influenza e Covid-19 – e seus sintomas podem ser confundidos com um resfriado comum.
Lessandra Michelin (CRM 23494-RS), infectologista e gerente médica da biofarmacêutica GSK, explica que o vírus pode causar doenças graves e até mesmo óbito em pessoas com mais de 60 anos, já que há diminuição da quantidade e qualidade das células de defesa.
A infectologista também alerta para o fato de que a maioria das pessoas se recupera em uma ou duas semanas, mas que o VSR pode levar a complicações. “E, justamente por apresentar um quadro clínico parecido com o de outros vírus respiratórios, se não for realizada a coleta de material para exame laboratorial, como fazemos para Covid-19 e influenza, não há diagnóstico.”
A prevenção pode ser feita com a higienização das mãos e a ação de cobrir nariz e boca ao tossir, além de manter ambientes ventilados e limpos. Também há a opção de vacinação, para pessoas com 60 anos ou mais.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de GSK.
29 de abril de 2026
Endividamento elevado impulsiona busca por crédito emergencial fora dos bancos
Conclusão de obras no córrego Veleiros amplia capacidade de drenagem na zona sul
23 de abril de 2026
Aumento dos radares meteorológicos vai refinar alertas de tempestades
16 de abril de 2026
Trends: “Vemos uma tendência de as pessoas darem mais valor para as experiências”, diz Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish
26 de março de 2026
Trends: “A inteligência artificial não vai substituir aquele calor humano da recepção do hotel”, diz Ronaldo Beber, CEO da Gramado Parks
12 de março de 2026
Trends: “Aliar hospitalidade e entretenimento é o grande diferencial”, diz Lucas Fiuza, CEO da WAM Experience
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
11 de dezembro de 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
10 de dezembro de 2025
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO