Meet Point Estadão Think debateu os aspectos sociais, emocionais e logísticos enfrentados por quem tem a doença, além das novas perspectivas com terapias mais práticas e eficazes
30 de abril de 2025
A hemofilia foi o tema do Meet Point Estadão Think, realizado no último dia 24, com patrocínio da Novo Nordisk.
Participaram do encontro a médica hematologista Christiane Maria da Silva Pinto, hematologista pediátrica do Serviço de Hemofilias e Coagulopatias Hereditárias da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Priscilla Mattar, vice-presidente médica da Novo Nordisk Brasil; e Fabio Ferreira (Fabio NegoSom), músico e estudante de Publicidade, pessoa com hemofilia. A mediação foi da jornalista Camila Silveira.
O Brasil é a quarta maior população mundial de pessoas diagnosticadas com a doença, com mais de 13 mil brasileiros afetados. Considerada rara, a hemofilia é caracterizada por sangramentos devido à deficiência de fatores de coagulação – fatores VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B).
“Esses fatores são como elos de uma corrente. Quando falta um elo, a coagulação não ocorre adequadamente, o que resulta em sangramentos persistentes”, explicou Christiane.
Priscilla Mattar, vice-presidente médica da Novo Nordisk Brasil, disse que é preciso continuar avançando no desenvolvimento de terapias para a hemofilia, que é o campo de atuação da farmacêutica há mais de quatro décadas. “Buscamos ir além. Se já conseguimos eliminar sangramentos, por que não pensar em oferecer mais comodidade aos pacientes?”
Na foto: Da esquerda para a direita: Camila Silveira, jornalista; Fabio NegoSom, músico e estudante de Publicidade; Christiane Maria da Silva Pinto, hematologista pediátrica da Unifesp; e Priscilla Mattar, vice-presidente médica da Novo Nordisk Brasil (Foto: Fernando Roberto/Estadão Blue Studio)
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Novo Nordisk Brasil.
11 de dezembro de 2025
Com tecnologia e inovação, Afya forma médicos para liderar a transformação da saúde
9 de dezembro de 2025
Educação técnica ganha força como caminho para o ensino superior e o mercado de trabalho
Zurich reforça estratégia de resiliência climática para empresas
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO