Primeira terapia imunobiológica aprovada no mundo para crianças de 2 a 11 anos amplia perspectivas de controle da doença; nova diretriz internacional também incorpora avanços no manejo da condição
11 de junho de 2026
Ainda pouco conhecida pela população, a urticária crônica espontânea (UCE) é caracterizada por coceira intensa, manchas avermelhadas que surgem sem aviso e desaparecem horas depois, inchaços nos lábios, nas pálpebras ou em outras partes do corpo.
Os sintomas podem persistir diariamente ou quase diariamente por mais de seis semanas,
Além disso, a doença afeta o sono, o desempenho escolar, a vida social e a saúde emocional de pacientes e familiares.
Agora, novos avanços científicos começam a mudar esse cenário, especialmente para crianças que até então não contavam com nenhuma terapia aprovada.
Em dezembro de 2025, o Brasil tornou-se o primeiro país do mundo a aprovar uma terapia imunológica, que atua em mecanismos específicos da inflamação tipo 2, para o tratamento de crianças entre 2 e 11 anos com urticária crônica espontânea.
Poucos meses depois, a publicação da nova Diretriz Internacional para a Definição, Classificação, Diagnóstico e Manejo da Urticária passou a incluir a terapia entre as opções avançadas recomendadas para perfis específicos de pacientes.
A atualização da diretriz internacional reflete justamente essa evolução do conhecimento científico. O documento passou a considerar novas opções terapêuticas para pacientes com características específicas, incluindo aqueles que apresentam comorbidades relacionadas à inflamação tipo 2 ou baixos níveis séricos de imunoglobulina E (IgE).
Para especialistas, a mudança representa um passo importante rumo a abordagens mais individualizadas.
“Quando conseguimos compreender melhor os diferentes mecanismos envolvidos, passamos a enxergar uma doença heterogênea de forma mais precisa. Isso permite direcionar o tratamento de acordo com as características de cada paciente”, observa o Dr. Régis Campos, coordenador de Alergia e Imunologia do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (C-Hupes) e presidente em exercício da Rede Urticária Brasil (Rubra).
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Sanofi.
14 de junho de 2026
Bem-estar financeiro no centro do debate em encontro realizado em São Paulo
Prefeitura inaugura na Mooca o 124º parque e 16º entregue desde 2021
Novas perspectivas em câncer de rim
16 de abril de 2026
Trends: “Vemos uma tendência de as pessoas darem mais valor para as experiências”, diz Eduardo Malheiros, CEO do Grupo Wish
26 de março de 2026
Trends: “A inteligência artificial não vai substituir aquele calor humano da recepção do hotel”, diz Ronaldo Beber, CEO da Gramado Parks
12 de março de 2026
Trends: “Aliar hospitalidade e entretenimento é o grande diferencial”, diz Lucas Fiuza, CEO da WAM Experience
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
29 de dezembro de 2025
Guia de Pós+MBA 2025
11 de dezembro de 2025
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
10 de dezembro de 2025
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO