Parceria visa fortalecer o jornalismo profissional e ampliar a conscientização sobre fake news no setor de mobilidade urbana
30 de janeiro de 2025
Como forma de desmentir notícias falsas relacionadas à mobilidade urbana, a Uber e o Estadão Verifica, unidade de checagem de fatos do jornal O Estado de S. Paulo, firmaram uma parceria estratégica.
A intenção é contribuir para um debate público mais qualificado, já que este setor é frequentemente impactado pela propagação de inverdades.
A Uber vem investindo desde 2019 em iniciativas para mitigar os efeitos das notícias falsas, por meio de parcerias com organizações como Redes Cordiais e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Agora, com a colaboração do Estadão Verifica, observa-se um esforço para ampliar o alcance do combate à desinformação digital.
“Com a credibilidade e a abrangência do Estadão, queremos identificar e combater fake news de maneira mais eficaz e ajudar os usuários a tomarem decisões informadas”, afirma Saulo Passos, diretor de Comunicação da Uber para a América Latina.
Daniel Bramatti, editor da iniciativa de checagem do jornal, diz que os dados confiáveis trazem mais segurança e eficiência aos serviços.
“Para ir de um ponto a outro, um usuário de meios de transporte precisa tomar uma decisão com base em informações precisas sobre custos, tempo, segurança, etc. A checagem de fatos é crucial ao limitar a circulação dos conteúdos enganosos que atrapalham ou até inviabilizam essa tomada de decisão”, diz Bramatti.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Uber.
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
IA aplicada aos negócios: agora é pra valer
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
9 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO