‘Solução da BR-163’ em Mato Grosso vira case de sucesso

Importante via de escoamento da produção agrícola já tem obras entregues e vê redução de acidentes em trechos duplicados

26 de fevereiro de 2025

‘Solução da BR-163’ em Mato Grosso vira case de sucesso

A solução do contrato de concessão da BR-163, considerada um case de sucesso, foi finalista do P3 Awards 2024, premiação internacional que reconhece iniciativas bem-sucedidas em parcerias público-privadas (PPP) em todo o mundo.

Um dos destaques desse processo é que o novo contrato assegura o patamar tarifário da concessão original, mantendo-o como um dos mais baixos do País – atualmente, o valor gira em torno de R$ 6,74 a cada 100 km.

A BR-163 é considerada a principal rodovia de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso e, atualmente, é a maior obra rodoviária em execução no Brasil.

A iniciativa chamada de “solução da BR-163” se refere a um acordo que permitiu a transferência do controle societário da concessionária Rota do Oeste, responsável pela BR-163/MT, para a MTPar, empresa de economia mista do Governo de Mato Grosso, em maio de 2023.

Luciano Uchoa, diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, explica o processo. “Saímos de um cenário de devolução amigável, que levaria anos até a nova concessão e causaria enormes prejuízos à população do Estado, para uma solução inovadora na qual o governo do Estado retomou o controle da concessionária e, também, das obras na rodovia.”

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em outubro de 2022, possibilitou, ainda, repactuar os prazos de execução da obra e estabeleceu um novo cronograma para o cumprimento das obrigações contratuais da concessão da BR-163.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Nova Rota Oeste.