Saúde no Campo amplia o acesso à saúde e à educação no meio rural

Presente em 21 Estados e com 450 técnicos atuantes, programa deve beneficiar 100 mil pessoas até 2026, promovendo equidade e acesso à saúde no meio rural

31 de outubro de 2025

Saúde no Campo amplia o acesso à saúde e à educação no meio rural

Durante o painel O Alimento na Vida das Pessoas: a saúde que começa no campo, realizado no Estadão Summit Saúde 2025, Daniel Carrara, diretor-geral do Senar, falou sobre o programa Saúde no Campo, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“A iniciativa tem como missão central promover a saúde dos produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), trabalhadores rurais e seus familiares”, disse.

O programa vem ampliando o acesso a cuidados de saúde e ações de educação em comunidades agrícolas de todo o Brasil, com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e na promoção da qualidade de vida de produtores rurais e suas famílias.

Já está presente em 21 Estados brasileiros e conta com 450 técnicos em saúde rural mobilizados para atuar junto às propriedades rurais. A meta é alcançar 100 mil pessoas até 2026, reforçando o compromisso com a equidade e o acesso a cuidados de saúde de qualidade no meio rural.

Diretrizes

Mapeamento das condições de saúde das famílias, planejamento individualizado das ações, visitas domiciliares às propriedades, oferta de telessaúde, ações integradas de saúde com os sindicatos e regionais, e avaliação contínua dos resultados são as diretrizes do programa.

Nesse modelo, cada técnico em saúde rural atua num microterritório — até cerca de 30 propriedades —, realizando atividades de promoção da saúde, visitas domiciliares com duração média de até quatro horas por propriedade, identificação de riscos, encaminhamento e ação colaborativa com o Sistema Único de Saúde (SUS) ou sistemas de Telessaúde quando necessário.

Segundo o programa, os elementos de acesso, educação e tecnologia caminham lado a lado: kits de primeiros socorros, kits de higiene para produtores e suas famílias, kit de atendimento para o técnico (com mochilas, balança portátil, glicosímetro, termômetro digital, oxímetro, tensiômetro) fazem parte da infraestrutura fornecida para garantir a execução das visitas e o registro sistemático das condições de saúde no meio rural.

Na foto: O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, que participou do Estadão Summit Saúde 2025 (Crédito: Vinicius Davis/Estadão)

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Senar.