Desafios, avanços e o impacto na vida das mulheres
4 de fevereiro de 2025
O Estadão Blue Studio apresentou um especial na edição impressa do Estadão, neste dia 4 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer, para falar sobre os tipos e subtipos da doença que mais afetam as mulheres. O material é apresentado por AstraZeneca.
Para se ter ideia dos números, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, só em 2025, o Brasil terá 704 mil novos casos da doença, sendo o câncer de mama o mais frequente entre as mulheres.
No mundo, um estudo do Journal of American Medical Association (Jama) aponta que a incidência global pode crescer 76% até 2050, chegando a 35,3 milhões de diagnósticos anuais.
Os especialistas destacam três grandes frentes nesta luta contra o câncer: prevenção, inovação e acesso.
Em relação ao acesso ao rápido diagnóstico e ao tratamento mais efetivo, as estatísticas expõem que as profundas desigualdades sociais impactam diretamente neste processo.
Para as mulheres, essa realidade é ainda mais cruel – especialmente para as negras, indígenas e de baixa renda, que enfrentam barreiras significativas que as colocam em desvantagem.
O especial também aborda o fato de que, no caso dos cânceres comuns em mulheres, como de mama, ovário e endométrio, a individualização do cuidado, baseada em testes genéticos e moleculares, tem sido um divisor de águas na forma como as pacientes são tratadas.
A oncologista Bruna Zucchetti, do Grupo Dasa, explica que os testes genéticos analisam o DNA herdado e identificam mutações transmitidas de geração em geração, enquanto os testes moleculares avaliam alterações no DNA do tumor da paciente e mostram mutações adquiridas durante o desenvolvimento da doença.
O conteúdo publicado destaca, ainda, as novas tecnologias da área. Seis delas: biomarcadores (os sinalizadores do corpo), biópsia líquida (o exame de sangue do futuro), sequenciamento de nova geração (NGS), painéis germinativos (o mapa genético do paciente), exames de imagem moleculares e testes de expressão gênica.
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
IA aplicada aos negócios: agora é pra valer
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
9 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO