Projeto da Projeto da Rede D’Or inova no enfrentamento de novas doenças

Liderado pelo dr. David Uip, projeto ajudará a enfrentar pandemias, identificar doenças emergentes e combater a resistência aos antibióticos

24 de fevereiro de 2025

Projeto da Projeto da Rede D’Or inova no enfrentamento de novas doenças

A Rede D’Or, maior rede de saúde privada da América Latina, lançou uma iniciativa que busca promover a vigilância epidemiológica de doenças emergentes e o combate e prevenção da resistência antimicrobiana.

Trata-se da Infectologia D’Or, liderada pelo renomado infectologista, professor e ex-secretário de Saúde de São Paulo David Uip. O projeto fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde no enfrentamento de emergências sanitárias.

“O Brasil, com sua diversidade ambiental e extensão territorial, enfrenta desafios globais, como as mudanças climáticas, o surgimento de novas doenças e o uso de antimicrobianos sem critérios rigorosos”, diz Uip. “A Rede D’Or lançou uma iniciativa crucial para mitigar esses problemas e reforçar a proteção da população.”

E resultados concretos já começaram a aparecer, como é o caso do Hospital São Rafael, em Salvador (BA), que identificou um caso de cólera, doença considerada erradicada no Brasil.

A infectologista Ana Verena, diretora médica do Hospital São Rafael e membro da Infectologia D’Or, explica como aconteceu o processo. “Em três dias, mantivemos o paciente isolado, realizamos o diagnóstico e notificamos as autoridades sanitárias, ajudando a rapidamente evitar a propagação da doença no País.”

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Rede D’Or.