Modalidade pode ser uma aliada tanto para a aposentadoria quanto para a realização de sonhos
6 de maio de 2024
Segundo o IBGE, há um aumento da expectativa de vida dos brasileiros, já que a quantidade de pessoas com 65 anos ou mais cresceu 57,4% em 12 anos. Por outro lado, segundo um levantamento da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), apenas 11 milhões de brasileiros investem em previdência privada, número que equivale a cerca de 9% da população.
Os dados mostram que poucos têm conhecimento sobre a importância do planejamento financeiro ou estão se preparando para esses anos a mais que teremos.
Rodrigo Caravelli, superintendente de Novos Canais da Brasilprev, empresa líder de mercado e especialista em previdência privada, reforça que a previdência privada traz flexibilidade e disciplina para o investidor. “Pode aumentar a contribuição ou diminuir, fazer aportes adicionais na regularidade que quiser. O importante é entender que, independentemente de como vai fazer isso, a pessoa está juntando valores para ela mesma.”
Segundo o especialista, é fundamental ter uma reserva de curto prazo para não ter de lançar mão do valor que está sendo guardado para o futuro e, assim, perder rendimentos.
Renata Takaoka (foto), por exemplo, diz que investiu em previdência privada para os filhos quando eles nasceram. E que, agora que eles já têm 32, 30 e 19 anos, foi possível resgatar o valor e presentear os dois mais velhos com um carro – enquanto o filho mais novo ainda está planejando o que fazer com o valor acumulado.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Brasilprev.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO