Prevenção, tecnologia e acesso podem mudar o cenário da luta contra o câncer

Embora os números mostrem um crescimento expressivo da doença, cerca de 40% dos casos poderiam ser evitados com mudanças no estilo de vida

8 de fevereiro de 2025

Prevenção, tecnologia e acesso podem mudar o cenário da luta contra o câncer

Um levantamento realizado pela Sociedade Americana do Câncer (ACS) mostra que cerca de 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados com mudanças no estilo de vida, tais como manter uma alimentação equilibrada, atividade física, controle do peso, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool.

“O exercício físico diminui o risco de desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e outras enfermidades e sabemos que a prevenção de tumores também se relaciona ao bem-estar, que aumenta o sistema imunológico”, afirma a oncologista Larissa Muller Gomes, da Oncoclínicas.

Segundo a especialista, realizar atividade física regularmente ajuda a prevenir ao menos 13 tipos de câncer. Além disso, manter uma dieta equilibrada e rica em verduras, frutas e legumes também reduz a inflamação no organismo, diminuindo o risco de mutações celulares.

“É a rotina que faz a diferença”, diz Larissa. “Aquela pessoa que se alimenta bem ao longo da semana e no final de semana vai a uma festa e come um pedaço de bolo, não tem problema. A questão é manter o corpo sem excesso de radicais livres, que favorecem mutações e o surgimento de doenças, dentre elas o câncer.”

De acordo com um estudo publicado no Journal of American Medical Association (Jama), a incidência da doença deve crescer 76% até 2050, atingindo 35,3 milhões de pessoas.

Em relação apenas ao Brasil, a projeção do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que ainda neste ano o País deve registrar 704 mil novos diagnósticos, totalizando mais de 2 milhões de casos de câncer no triênio 2023-2025 – sendo mais comuns os tumores de pele, mama, próstata e pulmão.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio.