Psoríase pustulosa generalizada: uma doença pouco conhecida

Ainda pouco conhecida até mesmo entre os médicos, a psoríase pustulosa generalizada (PPG) é uma doença de pele rara, grave e debilitante, que pode até levar à morte se não for diagnosticada e tratada adequadamente (2). Por muitos anos, a PPG foi considerada uma manifestação mais grave da psoríase vulgar, também chamada de psoríase em placa […]

28 de outubro de 2021

Psoríase pustulosa generalizada: uma doença pouco conhecida

Ainda pouco conhecida até mesmo entre os médicos, a psoríase pustulosa generalizada (PPG) é uma doença de pele rara, grave e debilitante, que pode até levar à morte se não for diagnosticada e tratada adequadamente (2).

Por muitos anos, a PPG foi considerada uma manifestação mais grave da psoríase vulgar, também chamada de psoríase em placa – doença autoimune caracterizada pelo aparecimento de placas avermelhadas no com descamação –, mas com os avanços das pesquisas a ciência mudou o entendimento sobre o problema e a PPG passou a ser considerada uma doença distinta da psoríase em placa (3).

No Brasil, estima-se que 9 pessoas em cada 1 milhão sofram com a PPG (4). Diferente da psoríase em placas, a PPG é caracterizada por episódios de vermelhidão na pele, ardor e erupção generalizada de pequenas bolhas de pus (chamadas de pústulas) pelo corpo.

Clique aqui para ler a reportagem completa, produzida pelo Estadão Blue Studio em parceria com Boehringer e publicada no site do Estadão.