Porto do Açu consolida estratégia pró-transição energética

Empreendimento movimentou 85 milhões de toneladas em 2023

27 de agosto de 2024

Porto do Açu consolida estratégia pró-transição energética

Na edição desta terça-feira (27) do Estadão, foi publicada uma série de matérias especiais produzida pelo Estadão Blue Studio e apresentada por Prumo.

As reportagens falam sobre a estratégia pró-transição energética do Porto do Açu, sobre como a prática sustentável é a chave para o agro nacional e também aborda os caminhos que levam à descarbonização e o desperdício de transporte via mar por falta de planejamento.

Durante o Prumo Day 2024, realizado pela primeira vez em São Paulo, Rogério Zampronha, CEO da Prumo Logística, grupo econômico multinegócio responsável pelo desenvolvimento estratégico do Porto do Açu, falou sobre como a energia renovável e o desenvolvimento do hidrogênio de baixo carbono serão pilares da industrialização do porto, baseada em negócios sustentáveis.

“Continuamos avançando com novos contratos firmados com empresas de porte mundial, sobretudo em transição energética, agronegócio e industrialização de baixo carbono, que são os focos do nosso grupo para os próximos anos”, explicou. A companhia é controlada pela EIG, investidor institucional dos setores globais de energia e infraestrutura, e pela Mubadala Investment Company, investidor de Abu Dabi, que aloca capital em diversos segmentos.

O executivo também destacou o fato de o Porto do Açu, localizado no litoral norte do Rio de Janeiro, ser o “porto da transição energética do Brasil”. O empreendimento está prestes a completar 10 anos de operação e movimentou 85 milhões de toneladas no ano passado.

A estratégia, de acordo com a empresa, está toda voltada para a aceleração da descarbonização das cadeias de valor, principalmente das indústrias da área siderúrgica, química, fertilizantes e cimenteira, responsáveis por aproximadamente 90% das emissões mundiais de gases de efeito estufa.

Logística sustenta exportação de grãos não transgênicos
Prática sustentável é chave para o agro nacional.

Os caminhos que levam à descarbonização
Aposta em balas de prata inviabiliza avanços.

Uma BR supervazia
Brasil desperdiça transporte via mar por falta de planejamento, avalia especialista.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Porto do Açu.