Município paulista consegue atingir 99% de mulheres rastreadas contra o câncer de colo de útero

Estudo em Indaiatuba mostra que uso de teste molecular de alto desempenho para a detecção de HPV e software que otimiza a organização do programa de rastreamento pode salvar vidas com custo menor

20 de dezembro de 2023

Município paulista consegue atingir 99% de mulheres rastreadas contra o câncer de colo de útero

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais frequente na população feminina do País, excluindo os casos de tumores de pele não melanoma.

No Brasil, o Papanicolaou é o exame realizado para o rastreamento da doença, por meio de citologia (análise em microscópio do material recolhido na consulta ginecológica).

Uma das medidas mais eficazes para combater esse tipo de câncer é a imunização, que pode ser feita a partir da vacina que combate o vírus HPV, cuja infecção é responsável por praticamente todos os casos da doença.

Ainda sobre o papanicolaou, para ajudar a definir quem deve realizar o exame e com que frequência, a Roche Diagnóstica desenvolveu o software navify® cervical cancer screening. Com ele, é possível otimizar a tomada de decisão para revisões de casos de pacientes oncológicos em reuniões de equipes multidisciplinares.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio da Roche Diagnóstica.