Formação completa no ensino superior compreende exigências técnicas e socioemocionais voltadas ao ambiente profissional
7 de maio de 2025
Programas de mentoria têm se tornado a aposta de instituições preocupadas em oferecer não apenas conhecimento técnico ao aluno, mas, também, de fazer com que eles sejam capazes de lidar com as complexidades do mundo atual.
A intenção é promover o acompanhamento do aluno de forma individualizada, com foco no desenvolvimento de competências comportamentais.
Nélio Póvoa, head de Pessoas e Cultura e coordenador do programa de mentoria da Faculdade Belavista, diz que o jovem chega à universidade com uma visão de mundo moldada por um contexto digital e acelerado – e que esse “descompasso” entre o que os estudantes esperam e o que o mercado precisa prejudica o desenvolvimento dos jovens na vida profissional.
“Isso afeta diretamente sua expectativa em relação à carreira e à forma como se relaciona com ela”, afirma Póvoa.
Chamado de Summit Belavista, o programa de mentoria da Faculdade Belavista é estruturado em torno de 15 competências comportamentais, como gestão de foco e atenção, equilíbrio emocional, relacionamento interpessoal, pensamento crítico e comunicação.
Funciona assim: cada aluno é acompanhado por um professor-mentor ao longo do curso e até um ano após a formatura, quando o recém-formado sente o forte impacto do mercado de trabalho.
O processo é inspirado em exemplos bem-sucedidos de instituições renomadas internacionalmente, como a Universidade de Oxford, no Reino Unido, e a Universidade de Navarra, na Espanha.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Faculdade Belavista.
11 de dezembro de 2025
Com tecnologia e inovação, Afya forma médicos para liderar a transformação da saúde
9 de dezembro de 2025
Educação técnica ganha força como caminho para o ensino superior e o mercado de trabalho
Zurich reforça estratégia de resiliência climática para empresas
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
PERFIL PROFISSIONAL: Paulo Humberto Gouvea
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO