Instituições de Ensino Superior enfrentam desafios para manter a liberdade de expressão

Ideologias limitam a excelência na formação universitária e profissional

8 de abril de 2025

Instituições de Ensino Superior enfrentam desafios para manter a liberdade de expressão

O instituto de pesquisas norte-americano Gallup realizou um levantamento que mostrou uma queda na confiança dos americanos no ensino superior – de 57% de confiança em 2015 para 36% de confiança em 2023. Os números mostraram que quase metade dos entrevistados afirmam perceber as universidades como ambientes politicamente enviesados.

Estes e outros estudos recentes apontam para uma preocupante redução da pluralidade no ambiente escolar, em razão do aumento da autocensura entre professores e alunos, especialmente após o crescimento da cultura do cancelamento disseminada pela internet.

Instituições de ensino no Brasil também estão preocupadas com esta nova realidade. Milena Seabra, diretora executiva da Faculdade Belavista, afirma que o espaço acadêmico sempre foi um local de convivência entre ideias e perspectivas diferentes, responsável por geração de conhecimento, e que a preocupação é limitar esse ambiente.

“Quando isso ocorre, há um empobrecimento brutal, pois a falta de diversidade intelectual reduz significativamente a capacidade crítica dos estudantes”, diz Milena.

A Faculdade Belavista, localizada na capital paulista, inspira-se em modelos internacionais para incentivar os alunos a questionar e a compreender diferentes perspectivas, analisando os problemas sem viés ideológico.

A instituição oferece cursos de Direito e Economia e promove uma formação que valoriza a pluralidade acadêmica e o pensamento crítico por meio de disciplinas humanísticas robustas.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Faculdade Belavista.