IA humaniza consultas, soluciona burocracias e inaugura nova era na saúde

Plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela Voa Health automatiza registros, diminui o burnout médico e melhora a experiência do paciente

16 de outubro de 2025

IA humaniza consultas, soluciona burocracias e inaugura nova era na saúde

A inteligência artificial (IA) também se tornou uma ferramenta de transformação na área de saúde. Basta observar o caso recente de um robô guiado por IA que realizou a primeira cirurgia sem a necessidade da interferência humana, removendo a vesícula biliar de um modelo animal. O robô foi desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Aqui no Brasil, a empresa Voa Health desenvolveu um trabalho pioneiro que utiliza a Voice AI para escutar, entender e processar as consultas de forma instantânea. A ferramenta automatiza a documentação clínica de forma estruturada e adaptada à prática de cada profissional, assim como permite acessar insights baseados em evidências confiáveis e atualizadas.

O sistema surgiu a partir da observação de dois médicos, Fillipe Loures e Solano Todeschini, idealizadores e fundadores da Voa Health. “Percebemos que o excesso de tempo dedicado à digitação em prontuários comprometia não só a experiência dos médicos, mas também a dos pacientes”, explica Loures.

Com a tecnologia, os médicos gastaram 38 horas a menos por mês com registros clínicos, e esse ganho de tempo tem reflexos na capacidade de atendimento. Dessa forma, além de melhorar a qualidade de vida, os profissionais conseguiram dedicar-se ainda mais aos pacientes, com um atendimento humanizado e mais efetivo.

Médicos que usam a Voa Health conseguem aumentar de 15% a 20% o número de consultas diárias, sem prolongar a jornada de trabalho.

Foto: Solano Todeschini e Fillipe Loures, fundadores da Voa Health (Crédito: Divulgação / Voa Health)

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Voa Health.