Marcas Conectas: Erh Ray
Fundador, CEO e CCO da BETC HAVAS
15 de junho de 2023
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas. #aproveiteoconteúdo
1) Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?
Acredito que o maior obstáculo atualmente seja a questão do desenvolvimento sustentável do negócio. É algo que está sendo cada vez mais cobrado das empresas, independentemente do ramo em que atuam. Os consumidores cada vez mais se posicionam contra as marcas que não atuem, ou ao menos apoiem, causas socioambientais – o que rapidamente se refletirá na escolha dos produtos que consomem.
Relacionado a isso, temos um ponto muito forte em relação à transparência: hoje em dia, o que a marca comunica precisa estar 100% alinhado ao que pratica e em todas as frentes, sejam elas campanhas, produtos, embaixadores, influenciadores ou cadeia de valor. A mensagem precisa ser coerente de ponta a ponta.
2) Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?
É uma das mais novas atribuições, o que surgiu de mais recente e, claro, é importante, mas não a principal. As marcas, e, consequentemente o marketing, vão hoje ao encontro de uma necessidade humana básica, que é o senso de pertencimento. Essa evolução partiu da comunicação de via de mão única, quando só as companhias comunicam e os consumidores eram parte passiva do processo; para uma via de mão dupla, em que eles passaram a ser ouvidos; e então finalmente chegamos à fase em que os clientes são parte fundamental desse ecossistema – são todos micro influenciadores de suas marcas favoritas. Neste cenário, quando um grande embaixador da marca manifesta seu gosto, preferência ou aval às companhias que ele consome, o consumidor enxerga seu discurso de forma amplificada e se sente parte do todo, integrante daquela comunidade. E esse reconhecimento conecta de forma forte pessoas às marcas.
3) Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do ‘game’?
É sem dúvida uma tendência muito forte no mundo atual. E nós estamos muito de olho nessa vertente, até porque fazemos parte do Grupo Vivendi, que é um grupo de entretenimento, onde a plataforma game está no DNA do grupo, que é sócio da Gameloft.
4) Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?Tenho certeza que será transformador o jeito de criar, o jeito de pedir, o jeito de entender como essa ferramenta vai ajudar não apenas no processo criativo, mas também com relação à mídia, à entrega, para gerar mais eficiência às marcas.
5) O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?
São muitos pontos que a tornam relevantes, mas acredito que os principais estejam relacionados à experiência do usuário: sejam eles o compromisso e o atendimento customizado ao cliente, considerando sua jornada e necessidades ao longo da régua de relacionamento; seja quanto ao respeito aos seus dados e privacidade, algo que passou a ser muito essencial para o público atualmente. O consumidor busca um relacionamento humanizado e individualizado, de forma que se sinta de fato importante para a marca. E isso faz toda a diferença.
Leia também
-
Mercado
-
3 de abril de 2025
Empreendimento residencial de alto padrão revela ‘mar verde’ no coração financeiro de SP
-
3 de abril de 2025
Uso de dados ajuda Wyda a ganhar participação e aumentar faturamento no Sul
-
31 de março de 2025
Girl Power: Thais Nicolau, da Nomad, destaca o poder da tecnologia e da liderança feminina no Talks Estadão Mídia & Mkt
-
Aspas
-
3 de abril de 2025
IA nos Negócios: QUINTOANDAR | Lucas Lima e Paulo Golgher
-
25 de março de 2025
IA nos Negócios: OAB – SP | Leonardo Sica
-
11 de março de 2025
IA nos Negócios: POTTENCIAL | Carlos Ferreira Quick e Mário Santiago
-
Eventos
-
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
-
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
-
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
-
Publicações
-
18 de dezembro de 2024
Guia de Pós + MBA 2024
-
11 de dezembro de 2024
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2024
-
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
-
Podcast
-
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
-
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
-
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
-
Vídeos
-
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
-
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
-
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO