Sócia e CSO da DRUID
10 de janeiro de 2024
O Estadão Blue Studio convidou uma seleção de publicitários e executivos de mercado para darem sua visão de mercado na Série de Entrevistas: Marcas Conectadas Tech. #aproveiteoconteúdo
1. Qual o maior obstáculo para construção de marca no cenário atual?A completa descentralização e não linearidade dos pontos de contato e conteúdos consumido pelas pessoas. Para se construir uma marca, precisamos construir narrativas e experiências que encantem e marquem as pessoas. Um outro desafio, relacionado a esse, é o da diferenciação. A diferenciação é, ao mesmo tempo, um desafio e a solução. Como não caímos nas narrativas clichês e nas fórmulas clichês construção de mensagens e de territórios de comunicação,
2. Considerando a solidez das comunidades nas plataformas, o Marketing de Influência é hoje a principal estratégia de comunicação?Ele não é a principal estratégia de comunicação, mas ele precisa ser considerado como parte de uma plataforma e com um papel específico. Os influencers ajudam a dar leveza, escala e personalização para nossas mensagens. Mas esse asset precisa estar dentro de uma estratégia maior da marca garantindo potência, consistência e equity.
3. Olhando para as novas gerações e o crescimento dos e-sports, quem não está nos games estará fora do game?Com certeza. É um universo que não tem mais como ser ignorado. E o game oferece tantas camadas, desde o viés mais competitivo ao viés lifestyle; são tantas as conexões que uma marca pode fazer com o universo, que a marca que não dialogar com isso, se afastará de um importante vetor de geração de conversas e cultura pop.
4. Qual a maior oportunidade para as marcas com a massificação da Inteligência Artificial e Web3?Temos diversas oportunidades, muitas ainda sendo testadas, consolidadas e descobertas. Mas gostaria de focar no ponto da inovação e do encantamento. Esses são 2 temas que ainda não estão saturados pelas marcas e pelo mercado. E no desafio sempre cotidiano que nós publicitários e marceneiros enfrentamos pra destacar e diferenciar as marcas, temos aqui duas ótimas ferramentas. Por exemplo, a web3 traz um enorme potencial de novas dinâmicas de programas de fidelidade pra comunidades que ainda não foi totalmente descoberto pelo mercado.
5. O que torna uma marca relevante para o consumidor moderno?Precisa prover experiências e não fazê-lo perder seu tempo. Seja em uma jornada de compra complexa ou com fricção, seja fazendo-o assistir uma propaganda datada, ou gerando uma expectativa via produto e comunicação que não vai ser satisfeita. Nosso papel como comunicadores é levar o consumidor para uma relação agradável com as marcas. E daí o papel de ser memorável, oferecer experiências, inovação, surpreender. E aqui vejo os games como um universo de muito potencial para isso.
13 de novembro de 2025
MAAM Paraíso contempla arte, arquitetura, natureza e bem-estar
Quer saber sua nota no Enem antes do resultado oficial? Calculadora estima o desempenho dos alunos
10 de novembro de 2025
FISWeek25 anuncia versão paulistana para 2026
12 de novembro de 2025
Rota Brasil <-> Mundo: Ricardo Bloj
11 de novembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Guillermo Lastra
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
2 de outubro de 2025
Top Imobiliário 2025 consagra players do setor e celebra a força do mercado em SP
Prêmio Paladar 2025 celebra 20 anos do ‘Paladar’ com noite de homenagens e os ’20 melhores’ de SP
31º Master Imobiliário 2025 reconhece excelência do setor em São Paulo e premia cases de todo o Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO