Einstein faz 70 anos com trajetória que contribui para transformar a saúde no Brasil

Com foco em inovação, aliado aos princípios que nortearam sua origem, Einstein Hospital Israelita é referência global em saúde

2 de julho de 2025

Einstein faz 70 anos com trajetória que contribui para transformar a saúde no Brasil

Hoje, o Einstein Hospital Israelita é considerado o melhor hospital do Brasil pelos médicos de todo o País, segundo pesquisa Datafolha, mas esta história começou em uma noite de junho de 1955, quando o médico Manoel Tabacow Hidal reuniu membros da comunidade judaica em seu apartamento, na cidade de São Paulo, com o objetivo de criar a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

De lá para cá, o Einstein cresceu para virar uma referência global, reconhecido como o 22º melhor hospital do mundo e o melhor do Hemisfério Sul e da América Latina, segundo o ranking de 2025 da revista Newsweek.

No Brasil, possui um sistema de saúde com 84 unidades, incluindo 32 no sistema público de saúde e 14 na educação.

“A vanguarda e o olhar tecnológico sempre orientaram as atividades do Einstein”, diz Sidney Klajner, presidente do Einstein. “Desde o início, estamos nas fronteiras do conhecimento e atualizados com as novidades. O primeiro aparelho de ressonância magnética do País foi adquirido pelo Einstein. E o segundo também. Criou-se a primeira UTI privada, quando isso ainda era uma novidade mesmo nos países mais desenvolvidos.”

A importância da organização também se dá pelo fato de ter sido a primeira a fazer um transplante de medula óssea na rede privada e a concluir uma cirurgia robótica, além de ter fundado a primeira aceleradora de startups em saúde do Brasil, em 2017 – a Eretz.bio, que já apoiou o desenvolvimento de mais de 150 startups.

Outro diferencial é o foco em gerar conhecimento e inovações. O Einstein possui um centro de pesquisa capaz de comandar estudos com tratamentos avançados, e, atualmente, são mais de 20 produtos de terapias avançadas em desenvolvimento.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Einstein Hospital Israelita.