Dia D de Vacinação e Avança Saúde mobilizam UBSs da capital neste sábado

Ações simultâneas da Prefeitura ampliam acesso à imunização, exames preventivos e cuidados com a saúde feminina em 479 unidades

18 de outubro de 2025

Dia D de Vacinação e Avança Saúde mobilizam UBSs da capital neste sábado

Neste sábado (18), a Prefeitura de São Paulo promove duas ações simultâneas em toda a rede de Atenção Primária: o Dia D de Vacinação e a oitava edição do Avança Saúde – Mulher.

As atividades ocorrerão das 8h às 17h em todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, com foco na ampliação do acesso a exames, prevenção e imunização da população.

Durante o Dia D, as equipes de saúde aplicarão todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, com destaque para os imunizantes contra o HPV, a febre amarela e o sarampo. Adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não completaram o esquema vacinal contra o HPV também poderão se imunizar.

As equipes realizarão ainda busca ativa de pessoas com doses em atraso, por meio de ligações, mensagens e visitas domiciliares. A ação encerra a Semana da Criança, realizada entre os dias 13 e 18 de outubro, que levou pontos de vacinação a escolas, praças, parques e centros comunitários.

“Em São Paulo, o Programa Municipal de Imunizações tem alcançado resultados importantes com a retomada das coberturas de diversas vacinas. Manter a carteirinha atualizada em todas as fases da vida é essencial. Importante aproveitar esse dia para atualizar a vacinação de toda a família nas UBSs da capital”, reforça a coordenadora de Vigilância em Saúde da capital, Mariana Araújo.

A população pode consultar a unidade mais próxima pela plataforma Busca Saúde.

Avança Saúde – Mulher

Na mesma data, as UBSs participam da oitava edição do Avança Saúde – Mulher, iniciativa voltada à promoção da saúde feminina e ao incentivo ao autocuidado.

Serão oferecidos exames preventivos, como o Papanicolau, e encaminhamentos para realização de mamografia, com foco no diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e de mama.

A ação integra as atividades do Outubro Rosa e abrange mulheres cisgênero, travestis e transexuais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Prefeitura de São Paulo.