COP-30 termina com agenda integrada para o crescimento sustentável da região

Banco da Amazônia organizou 52 debates sobre o desenvolvimento sustentável da região com uma economia de baixo carbono que promova também a inclusão

26 de novembro de 2025

COP-30 termina com agenda integrada para o crescimento sustentável da região

Os debates realizados no pavilhão do Banco da Amazônia na green zone, durante a COP-30, em Belém (PA), receberam cerca de 30 mil pessoas em 52 eventos, entre os dias 10 e 21 de novembro.

Os encontros serviram para demonstrar que a preservação do bioma na região exige uma atuação transversal que vai da grande obra de infraestrutura à valorização da cultura local.

As discussão promovidas pela instituição contaram com a participação de 126 painelistas de diferentes setores, entre executivos e colaboradores do banco, especialistas, pesquisadores, ambientalistas, economistas e ministros.

Ao todo, foram debatidos 10 temas, de bioeconomia a pecuária verde, passando por finanças sustentáveis, infraestrutura verde e transição climática.

Durante o evento, foi apresentado um estudo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que comprovou a correlação direta entre a aplicação do Fundo Constitucional (FNO) e o aumento do emprego e da massa salarial na região, validando o crédito como motor de desenvolvimento social.

O levantamento reforça a efetividade de programas como o Pecuária Verde, que serve como modelo de transição para um agronegócio de baixo carbono.

Também foi colocado em pauta a necessidade de políticas públicas específicas para a sociobioeconomia que deem escala e vazão à produção regional.

As conversas destacaram que o fortalecimento da atividade passa obrigatoriamente pela assistência técnica e produtiva e que o financiamento deve ser desenhado de acordo com a realidade local para que o acesso ao crédito seja facilitado.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Banco da Amazônia.