Cemig investe em inovações em programas comunitários para ampliar as práticas de sustentabilidade

Companhia tem entre seus objetivos zerar as emissões líquidas de carbono até 2040

30 de maio de 2025

Cemig investe em inovações em programas comunitários para ampliar as práticas de sustentabilidade

Zerar as emissões líquidas de carbono até 2040 é o objetivo já traçado pela Cemig de olho na mitigação das mudanças climáticas – e os resultados são positivos, com base em métricas científicas.

O compromisso da empresa pode ser observado, por exemplo, em sua produção de energia limpa e sustentável, pois a matriz energética da companhia é composta exclusivamente por fontes renováveis, com cerca de 92% provenientes de hidrelétricas, além de parques solares e eólicos.

O Programa de Eficiência Energética (PEE) é outro exemplo: ao longo de mais de 25 anos, investiu mais de R$ 1,1 bilhão em projetos para promover o uso consciente da energia elétrica, evitando, assim, a emissão de mais de 500 mil toneladas de CO2.

Já o programa Energia Legal coloca as comunidades no foco de ações sustentáveis, regularizando o fornecimento em áreas urbanas vulneráveis, onde, tradicionalmente, os moradores dependem de “gatos” — conexões ilegais que comprometem a segurança, sobrecarregam o sistema e dificultam o fornecimento eficiente de energia.

Com isso, cerca de 20 mil famílias da Grande Belo Horizonte passaram a ter acesso à energia elétrica segura, regular e de qualidade.

O programa inclui a modernização da infraestrutura, com a instalação de novas redes, além da substituição de lâmpadas por modelos mais eficientes. A inclusão das famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) também reduz significativamente o valor da conta de luz para consumidores de baixa renda.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Cemig.