Coalizão inédita entre sete empresas brasileiras visa descarbonizar e gerar renda
28 de novembro de 2025
A C.A.S.E. (Climate Action Solutions & Engagement) é uma coalizão que busca mostrar como o setor privado pode acelerar a implementação de soluções climáticas reais no País.
A iniciativa, impulsionada pela chegada da COP-30 a Belém, é formada por sete grandes companhias, Bradesco, Itaú Unibanco, Itaúsa, Marcopolo, Natura, Nestlé e Vale, cujos executivos destacam o fato de que respostas isoladas não dão conta da transição de que o mundo precisa, em um contexto de complexidade geopolítica e econômica global.
A C.A.S.E. nasceu da percepção de que as COPs não se sustentam apenas em negociações diplomáticas, avalia Marcelo Furtado, chefe de Sustentabilidade da Itaúsa e um dos pais da iniciativa.
“Mobilização e implementação de soluções são tão estratégicas quanto acordos formais”, diz o executivo. Ele conta que o intuito do grupo é mostrar que o Brasil “é um país cheio de soluções climáticas”, capaz de gerar impacto real, emprego, renda e prosperidade, ao mesmo tempo que contribui para a descarbonização mundial.
“Sustentabilidade é uma jornada, e ninguém a faz sozinho”, afirma Fabiana Costa, superintendente de Sustentabilidade do Bradesco. Para ela, a C.A.S.E. materializa a ideia de que agendas financeiras, ambientais e sociais só avançam quando setores semelhantes — ou totalmente distintos — trabalham movidos por um mesmo propósito.
BRADESCO – Bioeconomia na AmazôniaParceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), envolvendo inclusão financeira, empreendedorismo e bioeconomia. Foco em capacitação, bancarização e desenvolvimento local.
ITAÚ UNIBANCO – Financiamento climáticoProjeto Reverte, em parceria com a Syngenta e a TNC. A iniciativa financia a recuperação de áreas degradadas, com juros competitivos, carência e longo prazo, além de assistência técnica.
ITAÚSA – Saneamento, mobilidade e reciclagemCase de reciclagem das sandálias Havaianas, que busca transformar resíduos em novos produtos com alto potencial de escala em 15 países.
MARCOPOLO – Etanol a todo vaporModelo de ônibus que utiliza motor-gerador a etanol para carregar baterias elétricas — uma alternativa proposta para superar a falta de infraestrutura de recarga.
NATURA – Agroindústrias na florestaPrograma de agroindústrias de comunidades amazônicas, voltado à produção local de óleos e manteigas usados em cosméticos, elevando em 60% a renda das famílias envolvidas.
NESTLÉ – Agricultura regenerativaA Nestlé avança na agricultura regenerativa para fortalecer suas principais cadeias, acelerar a inovação no campo e apoiar a transição para sistemas alimentares regenerativos.
VALE – Briquete de minério de ferroProcesso de aglomeração de minério desenvolvido pela empresa que reduz em até 10% as emissões da cadeia do aço, além de cortar em até 80% as emissões diretas na sua fabricação.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de C.A.S.E.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO