Brasil é cheio de soluções climáticas

Coalizão inédita entre sete empresas brasileiras visa descarbonizar e gerar renda

28 de novembro de 2025

Brasil é cheio de soluções climáticas

A C.A.S.E. (Climate Action Solutions & Engagement) é uma coalizão que busca mostrar como o setor privado pode acelerar a implementação de soluções climáticas reais no País.

A iniciativa, impulsionada pela chegada da COP-30 a Belém, é formada por sete grandes companhias, Bradesco, Itaú Unibanco, Itaúsa, Marcopolo, Natura, Nestlé e Vale, cujos executivos destacam o fato de que respostas isoladas não dão conta da transição de que o mundo precisa, em um contexto de complexidade geopolítica e econômica global.

A C.A.S.E. nasceu da percepção de que as COPs não se sustentam apenas em negociações diplomáticas, avalia Marcelo Furtado, chefe de Sustentabilidade da Itaúsa e um dos pais da iniciativa.

“Mobilização e implementação de soluções são tão estratégicas quanto acordos formais”, diz o executivo. Ele conta que o intuito do grupo é mostrar que o Brasil “é um país cheio de soluções climáticas”, capaz de gerar impacto real, emprego, renda e prosperidade, ao mesmo tempo que contribui para a descarbonização mundial.

“Sustentabilidade é uma jornada, e ninguém a faz sozinho”, afirma Fabiana Costa, superintendente de Sustentabilidade do Bradesco. Para ela, a C.A.S.E. materializa a ideia de que agendas financeiras, ambientais e sociais só avançam quando setores semelhantes — ou totalmente distintos — trabalham movidos por um mesmo propósito.

Os casos da C.A.S.E.

BRADESCO – Bioeconomia na Amazônia
Parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), envolvendo inclusão financeira, empreendedorismo e bioeconomia. Foco em capacitação, bancarização e desenvolvimento local.

ITAÚ UNIBANCO – Financiamento climático
Projeto Reverte, em parceria com a Syngenta e a TNC. A iniciativa financia a recuperação de áreas degradadas, com juros competitivos, carência e longo prazo, além de assistência técnica.

ITAÚSA – Saneamento, mobilidade e reciclagem
Case de reciclagem das sandálias Havaianas, que busca transformar resíduos em novos produtos com alto potencial de escala em 15 países.

MARCOPOLO – Etanol a todo vapor
Modelo de ônibus que utiliza motor-gerador a etanol para carregar baterias elétricas — uma alternativa proposta para superar a falta de infraestrutura de recarga.

NATURA – Agroindústrias na floresta
Programa de agroindústrias de comunidades amazônicas, voltado à produção local de óleos e manteigas usados em cosméticos, elevando em 60% a renda das famílias envolvidas.

NESTLÉ – Agricultura regenerativa
A Nestlé avança na agricultura regenerativa para fortalecer suas principais cadeias, acelerar a inovação no campo e apoiar a transição para sistemas alimentares regenerativos.

VALE – Briquete de minério de ferro
Processo de aglomeração de minério desenvolvido pela empresa que reduz em até 10% as emissões da cadeia do aço, além de cortar em até 80% as emissões diretas na sua fabricação.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de C.A.S.E.