Transição energética é uma escolha estratégica para garantir a sustentabilidade dos negócios
25 de abril de 2025
Uma parceria entre a Ultragaz e a PepsiCo foi tema de uma das conversas promovidas pelo Estadão Blue Studio, em parceria com a Ultragaz. A união busca acelerar a adoção de combustíveis limpos, abrangendo desde a frota até a operação industrial.
A iniciativa faz parte do enfrentamento das mudanças climáticas, que faz com que empresas criem projetos de transição energética para garantir a sustentabilidade dos negócios.
Raphael Cyjon, vice-presidente de Estratégia Global e Transformação da PepsiCo, falou sobre a produção da empresa. “Na fábrica da PepsiCo em Itu, onde produzimos snacks como Lay’s, Ruffles e Doritos, a estação de abastecimento de biometano é capaz de atender em 100% a demanda de gás para cozimento, fritadeiras, fornos e caldeiras de água da fábrica, totalizando aproximadamente 15 mil metros cúbicos por dia.”
Cyjon também destaca que a PepsiCo abastecerá cerca de 70% de sua frota, que conta com mais de 80 caminhões movidos a gás. “Ao pegar gás do aterro, essa iniciativa nos ajuda a resolver um problema da sociedade. Ao mesmo tempo, nos impulsiona para fazermos uma rápida transição devido aos equipamentos que já temos.”
Já Erik Trench, diretor da área de Gases Renováveis da Ultragaz, ressalta o fato de que a empresa é pioneira em transições energéticas no Brasil. “Agora, o foco está na substituição do diesel e do gás natural convencional pelo biometano. A evolução permite que os setores industrial e de transporte reduzam a pegada de carbono sem comprometer a competitividade.”
Vale lembrar que os avanços promovidos pela Ultragaz nos últimos anos — alinhados a sua trajetória de inovação — respondem diretamente aos desafios impostos pela crise climática.
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Ultragaz.
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