Relatório publicado pela instituição revela iniciativas para atenuar impactos ambientais
9 de outubro de 2024
Com 32 anos de existência, o Banco BV vem incorporando inovações ao sistema, ano após ano.
As ações diretas em relação à sustentabilidade começaram a ser realizadas há mais de 10 anos. Em 2012, por exemplo, ocorreu a criação de processo de análise de empresas e definição de listas de atividades proibidas. Já a integração entre as restrições internas estabelecidas pelo Banco BV com a “Lista Suja” do Trabalho Escravo (Ministério do Emprego) foi realizada em 2013.
Em 2020, aconteceu a emissão do primeiro green bond certificado pela Climate Bonds Initiative (CBI) atrelado à produção de financiamento de painéis solares e a adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Rating ESG foi implementado em 2021. Trata-se de uma classificação que pondera aspectos nas dimensões social, ambiental, climática, de governança corporativa e de governança em sustentabilidade, com o objetivo de identificar, avaliar e mensurar os riscos ESG incorridos pelo banco BV na relação comercial com clientes.
Mais recentemente, em 2023, o banco realizou um estudo adicional usando a Régua Multissetorial de Sensibilidade ao Risco Climático, desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e as Estimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa, metodologia semelhante à utilizada pelo Banco Central do Brasil, com o objetivo de mensurar o risco climático, tanto de transição quanto físico, da carteira.
Renata Pinho, superintendente de Crédito Atacado do Banco BV, diz que as instituições financeiras têm um papel importante na transição para uma economia de baixo carbono. “Ao distribuírem operações no mercado de capitais ou financiarem projetos sustentáveis e de descarbonização, os bancos impulsionam o crescimento de uma economia verde e contribuem para um futuro mais sustentável.”
Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Banco BV.
15 de dezembro de 2025
IA vira aliada para reduzir acidentes e proteger motoristas nas estradas brasileiras
13 de dezembro de 2025
Programa REVERTE® ganha escala na recuperação produtiva do Cerrado
12 de dezembro de 2025
Grupo 2W Motors entra em nova fase com as marcas Vespa e Piaggio no Brasil
16 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL Lucas Aliberti
11 de dezembro de 2025
PERFIL PROFISSIONAL: Debora Cristina Rodrigues
10 de dezembro de 2025
“O maior inimigo das marcas é a apatia”, diz o Cofundador e CCO da Euphoria Creative, Marcelo Rizério
20 de dezembro de 2024
Estadão Summit Imobiliário 2024: debates estratégicos marcaram a 9ª edição do evento
19 de dezembro de 2024
Fórum Estadão Reconstrução da Educação
5 de dezembro de 2024
Prêmio Estadão Finanças Mais 2024
Prêmio Mobilidade Estadão 2026
Estadão apresenta: Guia da Faculdade 2025
3 de dezembro de 2025
Marcas Mais 2025: ‘Estadão’ divulga o ranking das marcas mais envolventes do Brasil
12 de maio de 2023
Minha Canção #12 – Marcelo D2 (Parte 01)
5 de maio de 2023
Por Aí, com Patrícia Ferraz – 10ª edição do ‘Paladar Cozinha do Brasil’
3 de maio de 2023
Som a Pino Entrevista BNegão: ‘Eu gosto da possibilidade de viver tudo’
21 de agosto de 2023
Mochila da ‘raposinha’: conheça a marca Fjällräven, que virou febre no verão europeu e na Faria Lima
19 de agosto de 2023
‘Quero ser um jogador global’, diz Neymar sobre decisão de jogar no Al Hilal, da Arábia Saudita
2 de agosto de 2023
BRADESCO SEGUROS E TADEU SCHMIDT TRAZEM ‘TADEUZINHO’ PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SEGURO AUTO