As novas regras de conexão do consumidor, além da divisão geracional

Estudo da Amazon Ads sugere que valores e comportamentos superam rótulos geracionais na construção de conexão entre marcas e consumidores

23 de setembro de 2025

As novas regras de conexão do consumidor, além da divisão geracional

A Amazon Ads conduziu um estudo global em mais de 11 países, em parceria com a Strat7 Crowd.DNA, para descobrir o que realmente molda as identidades dos consumidores.

Chamada de “Além da divisão geracional: As novas regras para nos conectarmos com o consumidor”, a pesquisa buscou saber se os rótulos geracionais, como “Millennials” ou “Geração Z”, são realmente a maneira mais eficaz de entender a audiência.

E o resultado revela uma imagem dos consumidores muito mais rica em sutilezas do que o marketing geracional tradicional sugere, mostrando que a audiência cria conexões mais fortes quando compartilha valores, comunidades e comportamentos- mais do que compartilhando o ano em que nasceu.

Mais de 90% dos brasileiros afirmam que a sua mentalidade e seus valores os definem melhor do que sua idade, diz pesquisa Foto: Divulgação/Amazon Ads

De acordo com o estudo, 25% dos brasileiros pesquisados se identificam com uma geração diferente daquela em que “deveriam” estar com base no ano em que nasceram, enquanto 91% dos brasileiros disseram que a sua mentalidade e seus valores os definem melhor do que sua idade.

Esses dados apontam uma nova abordagem para o futuro das marcas que buscam criar conexões mais significativas e eficazes com os brasileiros. E sugerem que, em vez de dividir audiências em gerações, é preciso entender como valores humanos atemporais — como saúde, relacionamentos e crescimento pessoal — podem fundamentar a maneira como sua marca se conecta com pessoas de todas as idades.

Insights comportamentais ajudam as marcas a aparecer para as audiências certas nos momentos certos. Entender as comunidades e os valores compartilhados pode inspirar um storytelling mais criativo e mais autêntico. Com os ricos insights de comportamentos de streaming, navegação e compras da Amazon, a sua marca pode aparecer em experiências publicitárias valiosas nos locais onde seus clientes mais relevantes passam seu tempo — seja na ampla variedade de canais da Amazon, como Amazon.com.br, Prime Video, Twitch, Amazon Music, Fire TV e outros, ou seja em portais diversos da internet.

Com soluções publicitárias tão inovadoras e um profundo conhecimento de valores, comunidades e comportamentos das audiências de diferentes idades, a publicidade pode ser mágica para as marcas.

Clique aqui para ler a matéria completa, produzida pelo Estadão Blue Studio, com patrocínio de Amazon Ads.