Releases Geral
Varejo reforça antifraude para e-commerce na Black Friday
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 20 de setembro de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
Florianópolis, Santa Catarina–(DINO – 14 set, 2023) –
Mais de 200 bilhões de dólares. Segundo uma pesquisa do segmento, esse é o prejuízo estimado para os e-commerces mundiais este ano em decorrência do aumento de fraudes no setor. Um estudo da Juniper Research ainda aponta um crescimento de 16% no número de infrações envolvendo pagamentos online em 2023.
Durante a Black Friday, a pressão em torno das vendas e da segurança das aprovações é ainda maior. Para os varejistas brasileiros, essa edição representa uma tentativa de reverter a queda acentuada que a data teve em 2022. Pela primeira vez, a campanha registrou uma redução de 23% no número de vendas, comparado ao ano anterior.
Com projeções positivas para a nova temporada de promoções, o mercado investe em diferentes recursos para otimizar os processos, fortalecer as estratégias e encontrar outras saídas para fechar o segundo semestre no azul. É entre essas táticas que as soluções antifraude para e-commerce ganham ainda mais espaço.
“Além do alto volume transacional, datas como a Black Friday e o Natal atraem também novos clientes aos e-commerces. Isso significa que os antifraudes precisam redobrar seus recursos de proteção não só para suportar a quantidade atípica de compras, mas também para identificar esses novos perfis de usuários”, afirma Beatriz Lima, Lead Data Scientist na Data Rudder.
A startup de inteligência de dados é um dos exemplos de como o uso de sistemas de prevenção à fraude são demandados especialmente nesta época do ano. Em uma parceria com a Neoway, empresa de Big Data Analytics, a Data Rudder oferece ao mercado uma plataforma de prevenção à fraude em pagamentos via cartão, boleto e PIX.
Faltando pouco mais de dois meses para a Black Friday, a solução tem sido procurada pelo varejo para complementar as estratégias de segurança atuais, buscando redobrar a atenção contra os golpes. Para o e-commerce, os casos de autofraude, conta falsa, compras com cartão roubado e phishing resultam não só em instabilidade reputacional, mas em um aumento no número de chargebacks.
O chargeback consiste na solicitação de reembolso de uma transação, seja porque o produto não foi entregue, chegou danificado ou quando ocorre uma fraude. Isso representa uma redução nas taxas de aprovação e, principalmente, um prejuízo para os comerciantes.
Beatriz ressalta ainda como é importante olhar para esses aspectos com antecedência. “O fraudador também está se preparando para esse período. Ele já sabe exatamente quais são as fragilidades de cada loja, qual é o produto mais rentável para revenda, onde ele pode utilizar um cartão clonado e quais são as táticas que funcionam melhor.”
Em um dos casos atendidos pela Data Rudder, uma das maiores empresas de móveis e artigos de casa do Brasil evitou mais de R$5,5 milhões em fraudes durante a Black Friday de 2022. Rafaela Helbing, CEO da startup, conta que, através da plataforma de data analytics, foi possível identificar um volume surpreendente de fraudes envolvendo a compra de aparelhos celulares.
“Criamos um modelo personalizado para este cliente, treinado a partir dos dados transacionais da Black Friday 2021 e dos meses que antecederam a promoção. Identificamos quais foram as tentativas de fraude e as compras legítimas nessas ocasiões. Com os padrões estabelecidos, conseguimos barrar mais de 4 mil pedidos suspeitos de fraude e tivemos uma taxa de aprovação de 99%”, explica.
Rafaela aproveita para deixar também uma orientação para os e-commerces durante essa data: “Quando falamos sobre segurança, não existe redundância. Quanto mais camadas de proteção o seu sistema antifraude puder oferecer, mais dificuldades o fraudador vai encontrar. Todo cuidado é pouco e na Black Friday essa atenção faz toda a diferença nas vendas.”
Website: https://datarudder.com/
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Mavenir and Aira Technologies Help Enable Higher 5G Spectral Efficiency and Throughput
4 de março de 2025RICHARDSON, Texas and SARATOGA, Calif., Feb. 25, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- Mavenir, the cloud-native network infrastructure provider building the future of networks, and A
Saiba Mais -
Releases Geral The Worlds Most Attractive Investment Migration Programs in 2025
5 de março de 2025LONDON, Feb. 25, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- Malta retains 1st place in the 2025 Global Citizenship Program Index for the 10th consecutive year, while Gree
Saiba Mais -
Releases Geral Nyxoah to Participate in the Oppenheimer 34th Annual Healthcare MedTech & Services Conference
29 de fevereiro de 2024Nyxoah Nyxoah to Participate in the Oppenheimer 34th Annual Healthcare MedTech & Services Conference Mont-Saint-Guibert, Belgium February 29, 2024, 10:30pm CET / 4:30pm ET Nyxoah SA (Euronext
Saiba Mais