NAvegue pelos canais

Releases Geral

Uso da IA no processo de vendas pode alavancar resultados

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 21 de agosto de 2023

DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

(DINO – 21 ago, 2023) –
A Inteligência Artificial (IA) veio para otimizar muitos processos, inclusive o de vendas. De acordo com a pesquisa Global AI Adoption Index 2022, realizada pela Morning Consult para IBM, 41% das empresas brasileiras já utilizam alguma forma de IA. Os profissionais de TI das companhias, entrevistados pelo estudo, afirmaram que 30% das empresas aplicam a tecnologia para marketing e vendas. 

Para os processos de venda, a IA traz como um dos pontos positivos a capacidade de analisar grandes volumes de dados, e, através deles, identificar padrões. Consequentemente, essas informações permitem prever tendências e personalizar as experiências do cliente. 

Para o especialista em Marketing e autor do livro ‘Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis’, Claudio Zanutim, a utilização da IA, de forma assertiva, pode ter um impacto significativo nas vendas de uma empresa. ‘A IA pode melhorar a eficiência operacional das empresas com estratégias de venda otimizadas e um atendimento ao cliente mais personalizado’, afirma.

A grande capacidade da IA em analisar dados, torna a tecnologia uma importante ferramenta na hora de identificar padrões e tendências de compra dos clientes. Neste sentido, trata-se de um instrumento de grande valia para que uma empresa possa entender melhor o comportamento do consumidor.

‘A partir disso, a organização pode adaptar suas estratégias de vendas de acordo com a demanda e oferta, ajustando, inclusive, estoque e giro, além de auxiliar em uma melhor utilização do Business Intelligence (BI) para tomadas de decisões mais assertivas nos Pontos de Vendas (PDVs)’, explica o profissional.

Como um fator de peso para a personalização, a IA permite que as empresas adequem suas ofertas e comunicações com os clientes de forma altamente precisa. Com base em dados e padrões de comportamento do cliente, a IA pode oferecer recomendações personalizadas de produtos ou serviços, ofertas promocionais adaptadas e criar experiências de compra únicas – isso aumenta a satisfação do cliente, o que ocasiona maior probabilidade de compra. 

Traçando estratégias a partir da análise de dados

De acordo com Cláudio Zanutim, os dados do cliente e o histórico de compras são informações muito bem trabalhadas por essa tecnologia. ‘A partir do comportamento de navegação do cliente, a IA pode criar perfis individuais e recomendar produtos ou serviços relevantes para cada cliente’, diz o profissional, ressaltando que a implementação de chatbots e assistentes virtuais, por exemplo, são sistemas que utilizam técnicas de IA, como processamento de linguagem natural, de modo a permitir a interação com os clientes.

Essa interação automatizada e instantânea também contribui para a fidelização do cliente e um possível aumento nas vendas, prossegue ele. Os chatbots, por exemplo, são capazes de fornecer suporte 24/7, sem necessidade de intervenção humana, e podem auxiliar os clientes durante todo o processo de compra, desde a fase de pesquisa até o pós-venda. 

Zanutim explica que não é preciso ter receio quanto à tecnologia substituir a mão de obra. ‘Eu acho importante ressaltar que a IA não irá solucionar todos os problemas de nossos clientes e que a venda relacional, consultiva e empreendedora é muito importante’, pontua.

Algoritmos em ação

A possibilidade de prever tendências futuras é outro fator positivo da Inteligência Artificial (IA). Com algoritmos de aprendizado de máquina, a IA pode analisar dados históricos, comportamentos de compra e fatores externos para prever demandas futuras e antecipar as necessidades dos clientes. Esses dados permitem às empresas ajustar sua produção, estoque e estratégias de marketing, garantindo que estejam preparados para atender a demanda e evitar a falta de produtos ou a obsolescência.

Além disso, ao automatizar tarefas repetitivas, a IA permite direcionar profissionais de vendas para atividades mais estratégicas, como a interação direta com os clientes e o fechamento de negócios. 

Apesar da grande contribuição da Inteligência Artificial para o processo de vendas nas empresas, Zanutim deixa claro, porém, a importância da habilidade relacional humana para o sucesso de tipos específicos de negociações.

 ‘Mesmo com tanto poder e capacidade de utilização, essa tecnologia não serve para todos os tipos de vendas e nem para todos os mercados’, diz. ‘Continuo crendo que para vendas mais complexas, B2B e menos transacionais, ela ainda é muito incompetente. A figura do humano no papel de vendas é imprescindível’, conclui Claudio Zanutim.

Para saber mais sobre estratégias de vendas, basta acessar: www.claudiozanutim.com.br

Website: http://www.claudiozanutim.com.br
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe