Releases Geral
Queda na Taxa Selic pode beneficiar economia brasileira
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 17 de agosto de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 17 ago, 2023) –
No dia 2 de agosto, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu cortar a taxa básica de juros em 0,5 ponto. Com isto, a Selic caiu de 13,75% para 13,25% ao ano. A notícia repercutiu em um cenário em que autoridades, como o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e representantes de setores da sociedade pediam pela medida em prol do crescimento da economia nacional.
A fala de Lula, em julho, durante um evento de retomada do Programa Minha Casa Minha Vida, foi no sentido de que os juros precisam ser menores para facilitar a tomada de crédito por parte dos empresários, o que facilitará o crescimento da economia. O índice não tinha cortes desde agosto de 2020.
No comunicado, o comitê informou que fatores como a melhora do quadro inflacionário e a queda das expectativas de inflação a longo prazo permitiram ‘acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária’. Ainda segundo o órgão, há possibilidade de mais cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões. Ritmo adequado para controlar a inflação.
A notícia foi bem-recebida pelo mercado porque, resumidamente, juros mais baixos ajudam a baratear o crédito, incentivando o consumo e a produção. Nesta linha, Maurício Ferro, advogado formado pela PUC/RJ, com mestrado e especializações realizadas em universidades como a London School e University of London, comenta que o reajuste pode ser bem-vindo para o comércio varejista.
‘Dependendo das condições econômicas e do contexto em que essa redução ocorre pode ser altamente positivo. Uma queda nas taxas de juros reduz o custo do crédito para os consumidores e empresas. Isso pode estimular o consumo’, afirma.
Para Ferro, outro ponto importante é que as empresas varejistas frequentemente precisam de financiamento para manter seus estoques. Com juros mais baixos, o custo de manter esse financiamento é reduzido, o que pode permitir que as empresas mantenham estoques maiores e mais variados, atendendo o mercado consumidor de uma melhor forma.
Ilustrando a questão, em março deste ano a Fecomércio MG soltou nota demonstrando preocupação com a manutenção da taxa de juros (à época, ainda em 13,75%). Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas, afirmou que ‘a taxa Selic nesse patamar [13,75%] foi determinante para a desaceleração da movimentação econômica em 2022’.
Quanto às possibilidades de varejistas, o advogado Maurício Ferro comenta que a queda de juros pode também incentivar os empresários do comércio varejista a fazer investimentos em expansão, inovação e melhorias na infraestrutura das lojas. ‘Isso pode levar a uma experiência de compra melhorada para os clientes e potencialmente atrair mais pessoas para o comércio’, finaliza.
O Copom é formado pelo presidente do Banco Central e oito diretores do órgão e se reúne, geralmente, a cada 45 dias para a definição da taxa Selic. As próximas reuniões devem ocorrer entre 19 e 20 de setembro; 31 de outubro e 1º de novembro; e 12 e 13 de dezembro.
Para mais informações, basta acessar: www.mauricioferro.com.br
Website: http://www.mauricioferro.com.br
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Sandoz US subsidiaries resolve generic drug antitrust class action litigation with direct purchaser class plaintiffs
29 de fevereiro de 2024Sandoz Group Ad hoc announcement pursuant to art. 53 SIX Swiss Exchange Listing Rules MEDIA RELEASE Sandoz US to pay USD 265 million in exchange for full release of all claims by the class Resolves
Saiba Mais -
Releases Geral Jaquetas confortáveis melhoram desempenho no trabalho
11 de março de 2024Americana, São Paulo--(DINO - 11 mar, 2024) - Vestir-se confortavelmente não é apenas um aspecto essencial para o bem-estar, mas também para produtivida
Saiba Mais -
Releases Geral Empresa gaúcha lança solução de BI com foco em PMEs
6 de novembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 06 nov, 2023) – O número de empresas abertas no Brasil no segundo quadrimestre de 2023 cresceu 3,7% em relação aos primeiros
Saiba Mais