Releases Geral
Pesquisa destaca importantes mudanças nos hábitos de compras
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de maio de 2024
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
São Paulo, SP–(DINO – 02 mai, 2024) –
O mercado farmacêutico brasileiro está passando por transformações significativas. É o que aponta a 7ª Edição da Pesquisa sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil 2024, conduzida pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC), em parceria com a Unicamp, que oferece insights valiosos sobre a evolução do perfil do consumidor em um cenário em constante mudança e, como consultor da Febrafar, ressalto a importância de explorar as tendências e recomendações que emergem desses resultados.
Realizada com 4 mil consumidores em todo o país no momento pós-compra, ao sair da farmácia, a pesquisa revela que a ida a esse é predominantemente motivada pela aquisição de medicamentos (96% dos consumidores), e 73% dessas compras são originadas de prescrição médica. Em contrapartida, se observa que 30,2% da cesta de compras é composta por produtos não medicamentosos. Esse dado indica uma diversificação nas demandas dos consumidores, oferecendo às farmácias oportunidades estratégicas para expandirem suas ofertas.
Outro ponto de destaque é o aumento na confiança nos genéricos, que chegou a 93,0%, refletindo uma conscientização crescente sobre a eficácia e economia proporcionadas por essa categoria de produtos.
‘Uma mudança notável é observada no motivo de escolha das farmácias pelos consumidores. Enquanto a localização perde importância (5,8%), a percepção de preços competitivos ganha destaque, sendo considerada fundamental por 88,9% dos entrevistados, em comparação com 79,9% em 2022. Isso indica a urgência de desenvolver estratégias de precificação competitivas para manter e atrair clientes’, analisa o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.
Ele acrescenta que a pesquisa também destaca a crescente digitalização do consumidor de farmácias, apontando o aumento da compra não presencial, com 26,9% dos entrevistados utilizando esse modelo. Dentre esses consumidores, 88,0% optam pela conveniência da compra via WhatsApp ou telefone.
‘No contexto da digitalização, a adaptação ao Omnichannel, ou seja, um modelo híbrido de atendimento, surge como uma necessidade, desafiando as farmácias a integrarem diferentes canais para atender às preferências do consumidor moderno’, explica Tamascua.
Outros destaques e recomendações
A 7º edição da pesquisa também mostrou a importância do serviço de apoio ao cliente. 87,0% dos consumidores não compram produtos no autosserviço sem a ajuda de um atendente, e a procura por serviços farmacêuticos, como aferição de pressão e aplicação de injeção, foi de 12,6%.
Diante desses resultados, as recomendações para as farmácias incluem a compreensão aprofundada da jornada do consumidor, a integração de diferentes canais e a ênfase na digitalização para a modernização do setor.
Em um ambiente tão dinâmico, o conhecimento gerado por pesquisas de mercado é crucial para que os gestores desenvolvam estratégias eficazes e fortaleçam o relacionamento com toda a cadeia farmacêutica. Afinal, é na compreensão das mudanças de comportamento que se encontra o caminho para o sucesso neste setor em constante evolução.
Website: https://www.linkedin.com/company/febrafar/
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Allbiom promove a quarta edição do ‘Dia de Biofábrica’
22 de agosto de 2024Cajuru (SP)--(DINO - 08 ago, 2024) - A quarta edição do “Dia de Biofábrica” aconteceu em 31 de julho, em Cajuru (SP). Realizado pela Allbiom, o ev
Saiba Mais -
Releases Geral Alpha Odds da Sportradar Aumentou os Lucros em 15% para os Operadores nas Partidas Classificatórias da UEFA Euro 2024
13 de maio de 2024ST. GALLEN, Suíça, May 13, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Alpha Odds da Sportradar (NASDAQ: SRAD), a tecnologia de probabilidades personalizadas baseada em IA
Saiba Mais -
Releases Geral ‘Entrelaçados’ uniu forças para discutir o combate ao câncer de colo do útero
2 de setembro de 2024Para comemorar os 10 anos da vacinação contra o HPV no Sistema Único de Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações, o evento Entrelaçados reuniu um time de especialistas, p
Saiba Mais