Releases Geral
Panorama de Vendas: número de empresas que não conseguem atingir metas de vendas aumenta e chega a 74% em 2023
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 1 de julho de 2024
Estudo da RD Station entrevistou cerca de 1.500 profissionais do setor, que apontaram os desafios, objetivos e tendências de vendas para 2024, com destaque para o uso do WhatsApp nas estratégias comerciais.
01 de julho de 2024 – 74% das empresas brasileiras não atingiram seus objetivos de vendas em 2023, é o que aponta a terceira edição do Panorama de Vendas, levantamento da RD Station com cerca de 1.500 empresas de todas as regiões, portes e segmentos e análise de bilhões de dados de uso das ferramentas. A taxa é ainda maior do que em 2022, quando 71% das empresas não conseguiram bater as metas. O setor B2C é o que mais enfrentou dificuldades, com apenas 23% de sucesso.
“Percebemos ano a ano o aumento percentual de quem não consegue cumprir as metas e, assim como na última edição, nota-se a relação direta com a falta de processos e ferramentas adequadas. Ainda que 66% dos profissionais afirmem que ter processos bem definidos é a iniciativa mais importante para garantir resultados, quase 70% responderam não ter de fato. A boa notícia é que existem ferramentas e planos de ação disponíveis no mercado para todas as lacunas apontadas”, explica Erika Tornice Lopes, CRO da RD Station.
Falta de processos, metas desalinhadas com o objetivo macro das empresas, pouco comunicadas ao time, e pouca integração com a área de marketing são algumas das hipóteses levantadas ao longo do estudo. Um forte indicativo é que mais da metade dos respondentes afirmou não utilizar uma ferramenta de CRM – o que dificulta uma boa gestão dos contatos, dificultando o dia a dia na operação, e apenas 15% dizem que a integração entre Marketing e Vendas é satisfatória em suas empresas.
Apesar das dificuldades no cenário de 2023, as empresas demonstraram otimismo para 2024: 91% projetam crescimento em relação ao ano passado. Dentre estas, 44% projetam crescer entre 10% e 50%.
Tecnologias cada vez mais necessárias
A integração com o time de marketing e o uso eficaz de tecnologias, como a inteligência artificial, e de canais, como o WhatsApp, são essenciais para melhorar o desempenho comercial das organizações no Brasil. O Panorama de Vendas 2024 apontou que tem aumentado a adoção destas ferramentas para vendas. Em IA, os usos mais mencionados são para criação de conteúdo e copy (22%) e criação de pitch (discurso) de vendas (12%). Ainda sobre o uso, 55% apontaram maior produtividade do time como uma das maiores vantagens.
Já o WhatsApp segue como o canal preferido dos respondentes no quesito sucesso no contato com o cliente ou oportunidade, sendo apontado por 70% como o canal que apresenta maior taxa de sucesso.
Diante dos números, não surpreende o fato que o uso profissional do WhatsApp, integrado aos demais canais de vendas, seja apontado como a principal tendência pelas empresas para 2024 (57%).
“Os insights de mercado somados aos dados das nossas ferramentas reunidos no Panorama de Vendas são supervaliosos para todos que trabalham com vendas traçarem estratégias. Vemos na prática que extrair o melhor das tecnologias que se fazem cada vez mais presentes, como inteligência artificial, e de cada canal, como o WhatsApp, só traz impactos positivos. Um exemplo são os clientes que já usam a extensão para WhatsApp do RD Station CRM e geram 40% mais vendas no comparativo de quem não usa”, finaliza Erika.
Sobre os Panoramas de Marketing e Vendas
Os Panoramas de Marketing e Vendas 2024 são estudos realizados pela RD Station com o apoio da TOTVS, RD Station Conversas, Exact Sales e Lexos sobre o cenário brasileiro de marketing e vendas. Foram entrevistados mais de 3 mil profissionais das áreas – 1.827 de Marketing e 1.484 de Vendas – e analisados bilhões de dados das ferramentas RD Station Marketing e RD Station CRM, tornando os Panoramas o maior estudo nacional do setor. Além disso, as pesquisas também trazem dicas práticas, servindo como um guia estratégico para a evolução das empresas.
Sobre a RD Station
A RD Station, realizadora do RD Summit, é líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil. Por meio de sua plataforma de automação de marketing e vendas, e divisão de conteúdo, mídia e educação, a empresa empodera heróis e heroínas que fazem a economia crescer. Atualmente, a empresa possui 50 mil clientes em mais de 50 países. Com aproximadamente 1.500 funcionários em toda a América Latina, é reconhecida pelo ranking Great Place to Work como uma das melhores para se trabalhar no Brasil em Diversidade, Equidade e Inclusão.
Informações para a mídia – RD Station
rd.station@inpresspni.com.br
Conteúdo publicado por: Lab Persona Estadão
Leia também
-
Releases Geral VISTAJET CROWNED THE BEST PRIVATE FLIGHT BRAND BY TWO LEADING AWARDS
13 de dezembro de 2023VistaJet International Ltd VistaJet named Best of the Best by Robb Report Hong Kong; Also awarded Best AOC Charter Operator for the fifth year* at the Asian Business Aviation Associations Icons of
Saiba Mais -
Releases Geral FISPAL 2024: Elgin apresenta novidades no setor de Automação
19 de junho de 2024São Paulo - SP--(DINO - 10 jun, 2024) - No mercado há mais de 70 anos, a Elgin, empresa que atua nos setores de bens de consumo, ar-condicionado e eletrodomésticos,
Saiba Mais -
Releases Geral Ville DC finaliza sua maior cobertura retrátil no Brasil
10 de abril de 2024Porto Alegre, RS.--(DINO - 10 abr, 2024) - A Escola Concept, localizada em São Paulo, adotou recentemente uma solução para garantir que suas atividades aqu&aa
Saiba Mais