NAvegue pelos canais

Releases Geral

Músico brasileiro ganha prêmio internacional de Game Music

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 14 de dezembro de 2023

DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

(DINO – 14 dez, 2023) –
O compositor, arranjador e orquestrador carioca Antonio Ibrahine foi o vencedor do prêmio International Digital Music Festival de 2023, na categoria Game Music, de música para jogos. O evento, realizado na China, é uma das maiores competições para compositores do mundo com participantes de 15 países.

A premiação, que contou com cerca de 300 participantes, foi realizada pelo Conservatório de Música de Xangai em parceria com a Unisonar, empresa americana especialista em produção musical para a indústria do entretenimento. Além disso, o festival teve patrocínio da Mihoyo, companhia chinesa referência no desenvolvimento de jogos.

O compositor brasileiro disputou o prêmio com 15 finalistas. Na etapa decisiva, cada músico recebeu alguns cinematics, imagem que passa a aparência e sensação da produção de jogos, para escolher e compor uma música essencialmente orquestral. 

‘Pela dificuldade da aplicação e nível elevado dos compositores de todo mundo, fiquei muito honrado em receber o primeiro lugar e ter minha música tocada por uma grande orquestra na China, de um festival tão importante’, disse o compositor.

Ibrahine, que conquistou uma bolsa de estudos no programa ‘University of Southern California Thornton Screen Scoring’, teve contato com grandes nomes do segmento, como o compositor americano de jogos Garry Schyman.

Além de trilha sonora para jogos, o músico também compôs para outros setores do entretenimento, fez a edição de música para ‘The Unquiet Dead’, e atuou como orquestrador e preparador musical nas apresentações do Big Apple Circus, de Nova Iorque.

Para o músico brasileiro, existe uma diferença marcante presente na produção musical de jogos em relação a outros tipos de trilha sonora. ‘Em um jogo, a duração da música varia de acordo com a maneira que o gamer joga. Por isso é tão importante aprender o recurso do ‘loop’, uma música que pode ser repetida eternamente sem que se perceba e nem canse o gamer’, explica Ibrahine.

Mercado de games em alta

O mercado de Games no Brasil prevê US$ 2,8 bilhões de faturamento em 2026. É o que aponta o relatório Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2022-2026, realizado pela empresa de consultoria PwC.

Segundo o estudo, o Brasil ultrapassou o México e é líder do mercado da América Latina neste segmento. A expectativa é que a indústria de games no país tenha uma taxa anual de crescimento de 15,2% e seja responsável por 47,4% do segmento na região até o final do período analisado.

Ibrahine destaca as oportunidades para diversos profissionais, inclusive os músicos, com a ascensão desse mercado no Brasil e no mundo. ‘Nós estamos vivendo a era de ouro dos jogos, tanto no Brasil quanto no exterior. Essa explosão, em termos de quantidade de produções e budget, significa um período de muitas oportunidades para compositores se especializarem na área’.

Para saber mais, basta acessar: https://www.antonioibrahine.com/

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe