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MG, SP e RS puxam expansão do Turismo Rural e Hotéis Fazenda

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 1 de fevereiro de 2024

DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

Belo Horizonte, MG–(DINO – 01 fev, 2024) –

Conforme dados do https://shor.by/boletim-de-inteligencia-de-mercado-no-turismo-rural‘ target=’_blank’ rel=’follow’>Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) do Ministério do Turismo, o mercado de https://shor.by/instituto-brasil-rural-turismo-rural‘ target=’_blank’ rel=’follow’>Hotéis Fazenda no Brasil e turismo rural continua em forte expansão no pós pandemia, com sólida demanda e com taxa de ocupação média atingindo 70%. Segundo informações da última pesquisa https://shor.by/dados-sobre-hoteis-fazenda-turismo-rural‘ target=’_blank’ rel=’follow’>sobre hotéis fazenda da Sprint Dados, esse crescimento é especialmente notável em estados como https://shor.by/minas-lidera-crescimento-do-turismo-rural-no-brasil‘ target=’_blank’ rel=’follow’>Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. 

De acordo com https://shor.by/brasileiros-preferem-viajar-dentro-do-pais‘ target=’_blank’ rel=’follow’>pesquisa da MindMiners, 61% dos brasileiros prefere viagens domésticas após a pandemia e o turismo rural interno acaba consequentemente sendo impulsionado, especialmente em destinos no Sul e Sudeste. Estes dados reforçam a ideia de que o turista brasileiro ainda mantém o desejo por experiências autênticas próximas à natureza, em ambientes mais isolados e que possuem preocupação com sustentabilidade. Itens que foram exaltados durante a última crise sanitária.

Giovanni Bruno, editor do portal https://camaecafe.com.br‘ target=’_blank’ rel=’follow’>CamaECafe.com.br, comenta a expansão do turismo rural no país: ‘Diferentemente do turismo interno convencional, o crescimento do turismo rural no Brasil é puxado por estados fora do https://shor.by/turismo-rural-no-nordeste-do-brasil‘>Nordeste, como MG, https://shor.by/turismo-rural-em-sp-hotel-fazenda‘ target=’_blank’ rel=’follow’>SP e https://shor.by/turismo-rural-rs-hotel-fazenda‘ target=’_blank’ rel=’follow’>RS, https://shor.by/turismo-rural-santa-catarina-hotel-fazenda‘ target=’_blank’ rel=’follow’>Santa Catarina, https://shor.by/turismo-rural-parana-hotel-fazenda‘ target=’_blank’ rel=’follow’>Paraná, https://shor.by/turismo-rural-rj-hotel-fazenda‘ target=’_blank’ rel=’follow’>Rio de Janeiro e o https://shor.by/turismo-rural-brasilia-df-hotel-fazenda‘ target=’_blank’ rel=’follow’>DF. O que reflete o desejo das famílias em deixar os grandes centros, porém de carro, permitindo viagens mais curtas e com custos menores’.

Uma https://shor.by/ministerio-do-turismo-turistas-escolhem-turismo-rural‘ target=’_blank’ rel=’follow’>pesquisa recente do Ministério do Turismo reforça a crescente demanda por experiências rurais, com 74% dos turistas preferindo o interior do país. Critérios como ‘paz e tranquilidade’ (70%) e ‘autenticidade da comida caseira’ (73%) são fatores decisivos na escolha dos destinos. Trilhas ganham destaque, sendo preferidas por 60% dos turistas entre as mais de 40 atividades rurais disponíveis na pesquisa. A busca por aprendizado (50%) e o interesse em práticas sustentáveis (47%) indicam uma mudança nas motivações de viagem, refletindo as alterações dos gostos e do perfil do turista brasileiro.

Os dados do Ministério do Turismo também revelam que https://shor.by/turismo-rural-minas-gerais-hotel-fazenda‘ target=’_blank’ rel=’follow’>Minas Gerais lidera como o estado mais procurado para turismo rural, com 42% das preferências. Esse aumento na procura é evidenciado pela https://shor.by/dados-do-ministerio-do-turismo-rural-hoteis-fazenda‘ target=’_blank’ rel=’follow’>2ª edição da pesquisa, que teve 1.615 participantes, um aumento significativo em relação ao https://shor.by/demanda-turismo-rural-dados-primeira-pesquisa‘ target=’_blank’ rel=’follow’>levantamento anterior, reforçando o crescente interesse no turismo rural.

Famílias representam 50,46% dos participantes, viajando em média três vezes ao ano para o meio rural. O papel das redes sociais na divulgação e reconhecimento dos empreendimentos também é notável, com 52% dos conhecimentos sobre esses locais originando-se dessas plataformas, ressaltando a importância da presença online para os negócios no setor.

Bruno pontua: ‘A transformação no turismo brasileiro é evidente, com uma preferência clara por destinos rurais, como hotéis fazenda, https://shor.by/turismo-nao-convencional-em-cabanas-e-chales-no-brasil‘ target=’_blank’ rel=’follow’>cabanas, chalés, https://shor.by/o-que-e-glamping-no-brasil‘ target=’_blank’ rel=’follow’>glamping e pousadas. Empresários e fornecedores que se adaptarem a estas mudanças no consumo do turista brasileiro certamente colherão frutos nos próximo anos’.

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