Releases Geral
Meio jurídico recomenda assinatura qualificada
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 20 de novembro de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
Brasília-DF–(DINO – 20 nov, 2023) –
Em matéria publicada no site Consultor Jurídico, no último dia 21 de outubro, bancas de advocacia recomendaram o uso da assinatura qualificada, certificada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Segundo o entendimento dos profissionais, o certificado da ICP-Brasil garante a integridade da assinatura e afasta os questionamentos quanto a sua autenticidade, já que ela é a equivalente digital da firma reconhecida em cartório.
O diretor-presidente substituto do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Maurício Augusto Coelho, lembrou, durante evento virtual realizado pela Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), no mês de março, que a ICP-Brasil traz vantagens não só tecnológicas, mas de processos. ‘Isto é uma característica das assinaturas qualificadas. Você tem credenciamento, auditorias, fiscalizações, dispositivos onde se geram as chaves criptográficas, que armazenam certificados, homologados e certificados. É o que chamamos de fechar ponta a ponta as garantias de segurança do processo e isso só as qualificadas trazem. A Lei 14.063/2020 diz que a assinatura qualificada está em nível superior a todas as outras’, explicou na ocasião.
A AARB ressaltou, em matérias veiculadas na imprensa, que a concentração de grande quantidade de informações sensíveis de milhares de pessoas e empresas em portais ou banco de dados que não tenham a criptografia entre os requisitos primordiais de segurança correm sérios riscos. ‘Temos alertado a sociedade da importância da assinatura qualificada nos acessos aos serviços públicos e nos processos, tanto de pessoas jurídicas como físicas. Além de afastar possíveis questionamentos nos tribunais, temos a questão da proteção de dados, essencial em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)’, disse o presidente-executivo da AARB, Jorge Prates, em matéria publicada no site Convergência Digital.
Segundo o relatório de 2022 do ITI, o indicador IFC (Índice de fraude por certificados emitidos), que mede a incidência de fraudes em certificados digitais ICP-Brasil e a confiança em documentos e transações eletrônicas, fechou o ano de 2022 com um índice de 0,0075% de fraudes.
‘Há questionamentos quanto ao custo do certificado digital ICP-Brasil. Mas lembramos que o valor é irrisório perto da segurança jurídica e de dados que a ferramenta traz. Imagine a dor de cabeça de um prejuízo devido a um questionamento sobre um importante contrato ou mesmo uma punição pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) devido a um vazamento de dados de clientes’, alerta o dirigente da AARB.
Website: http://www.aarb.org.br
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Elanco lança aplicativo para incentivar a adoção de cães
19 de dezembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo, SP–(DINO – 19 dez, 2023) – Com o objetivo de incentivar cada vez mais a adoção responsável de cães, a Elanco Saúde Animal anuncia o
Saiba Mais -
Releases Geral Prefeituras ampliam acesso a serviços públicos com uso de IA
8 de maio de 2024(DINO - 29 abr, 2024) - Algumas prefeituras estão adotando a inteligência artificial (IA) para interagir com os cidadãos e facilitar o acesso a serviços públicos. Essa tendência v
Saiba Mais -
Releases Geral Revista Exame premia Coworking Smart por Negócio em Expansão
1 de agosto de 2024São Paulo, SP--(DINO - 01 ago, 2024) - O Coworking Smart foi o único coworking selecionado para o prestigiado Ranking Negócios em Expansão 2024 da revista Exame. Este reconhecimen
Saiba Mais