NAvegue pelos canais

Releases Geral

Impactos dos investimento em saúde phygital nas clínicas

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 29 de setembro de 2023

DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

São Paulo, SP–(DINO – 29 set, 2023) –
A transformação digital já faz parte do dia a dia de inúmeras clínicas e consultórios. Só no Brasil, o orçamento para a saúde digital cresceu 50,6% entre 2013 e 2023, atingindo o valor de R$ 1,08 bilhão em 2023, segundo dados do Boletim de Monitoramento do Orçamento da Saúde Digital

Assim, o conceito de saúde phygital se propõe a integrar de maneira satisfatórias os mundos físico e digital para levar o melhor atendimento aos pacientes.

A palavra, construída a partir da junção de physical e digital, é a expressão que caracteriza a integração entre o espaço físico e as tecnologias digitais. Seu conceito foi cunhado por Kevin McKenzie, na época vice-presidente do Westfield Lab, durante o NRF Retail Big Show de 2015. A princípio, ele foi utilizado para se referir ao consumidor que, durante suas compras, trafega entre canais físicos e digitais via smartphone.

Agora, o phygital ganha cada vez mais espaço na área da saúde, e seu maior propósito é integrar as soluções digitais a um atendimento humanizado. 

Um exemplo é o uso da telemedicina. De acordo com dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (Cetic), divulgados pela Agência Brasil, pelo menos 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros utilizaram a teleconsulta no atendimento aos pacientes em 2022. 

Mas, de acordo com um artigo da Revista Saúde Business, para que o phygital agregue, de fato, valor aos empreendimentos médicos e gere mais praticidade e organização, é preciso ir além das teleconsultas. 

‘A proposta do phygital está na própria palavra, é integrar físico e digital de modo que as duas coisas não fiquem separadas, ou seja, é preciso levar um atendimento humanizado, focado no paciente, mas, ao mesmo tempo, utilizar recursos técnicos para aprimorar os processos e tratamentos‘, comenta Richard Rivière, cofundador e CEO da empresa Versatilis System. 

Dentre os benefícios dessa integração, está a gestão de estoque de medicamentos e insumos, Inteligência Artificial para apoio nos diagnósticos, acesso facilitado ao histórico médico dos pacientes por meio do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), e uso de robôs para cirurgias e outros cuidados clínicos. 

Nesse sentido, um estudo sobre os impactos das inovações tecnológicas no setor da saúde no bem-estar social, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (Abimed), demonstrou que 1% de aumento no chamado Índice de Tecnologia Médica aumentou 0,00868% o bem-estar da população acima de 65 anos e diminuiu 0,0253% a mortalidade infantil.

Os investimentos em tecnologia também colaboram para a análise dos perfis dos pacientes, permitindo que os profissionais entendam melhor aqueles que atendem e suas diferentes necessidades

Richard complementa ‘Hoje, saúde e tecnologia caminham juntas. Em várias clínicas, o paciente agenda uma consulta de forma online, vai à consulta presencialmente, tem um contato humanizado com o médico, e faz o retorno via teleconsulta. Isso é oferecer integração, é usar o que a tecnologia tem de melhor colocando o paciente no centro do cuidado’. 

Com a proposta de saúde phygital, os dois mundos precisam se unir para levar mais saúde, agilidade e comodidade a pacientes e profissionais. Assim, pode ser possível caminhar para uma medicina integrada, que agrega valor não apenas aos estabelecimentos, mas a toda a sociedade.

Website: https://www.versatilis.com.br/
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe