Releases Geral
IA é usada por 30% dos alunos no Brasil, segundo pesquisa
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 19 de dezembro de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 19 dez, 2023) –
Uma pesquisa realizada pelo Google, em parceria com a Educa Insights, aponta que três em cada dez estudantes brasileiros usam ferramentas com IA (Inteligência Artificial) para realizar suas atividades.
O levantamento foi feito através de um questionário on-line com cerca de mil estudantes de diferentes regiões do Brasil. Segundo dados obtidos na pesquisa, 70% dos entrevistados já ouviram falar sobre inteligência artificial e 76% acreditam que é preciso ter mais tecnologia nas escolas.
Quando perguntados sobre a eficácia do uso da inteligência artificial no ambiente escolar, 86% dos participantes da pesquisa disseram acreditar que a IA será eficaz ou muito eficaz para resolver questionamentos ou problemas. Já 10% dos alunos entrevistados afirmaram não saber opinar e apenas 4% se mostraram céticos sobre a eficácia da inteligência artificial nos estudos.
Para Rogerio Gomes, CEO da WRG Marketing Digital, a maneira como se realizam pesquisas na internet está mudando a cada dia e esta mudança também pode ser observada no uso das ferramentas pelos estudantes. ‘É o novo mundo. E temos que aprender a lidar com ele, no sentido de encontrar o caminho para adaptar, cada vez mais, a tecnologia junto à educação’.
Gomes observa a adesão à IA generativa, inclusive como suporte ao aprendizado. ‘Antes, usávamos o buscador para realizar as mais diversas pesquisas, como microondas barato, Nova Concursos, INPO, Webnode ou Qualijet. Hoje em dia, muitas pessoas já estão considerando o uso de plataformas, como o ChatGPT, para obter respostas para suas mais diversas dúvidas e curiosidades – e os estudantes fazem parte deste grupo’, disse. ‘É preciso se atualizar para tirar o maior proveito da tecnologia’, conclui.
Suporte ao aprendizado
Um relatório produzido pela empresa de consultoria McKinsey, com base na entrevista de dois mil professores dos Estados Unidos, Canadá, Cingapura e Reino Unido, mostrou que os educadores gastam cerca de 13 horas semanais, de 20 a 40% do tempo de trabalho dos professores, em atividades que o uso de Inteligência Artificial poderia otimizar e automatizar.
Ainda segundo o levantamento, a preparação de aula é a atividade que apresenta maior oportunidade de automatização. O tempo gasto nesta ação poderia ser reduzido quase pela metade com o uso de IA, passando de 11 para seis horas semanais.
Gomes avalia que a inteligência artificial pode otimizar o tempo de aprendizado e estimular o pensamento criativo dos estudantes. ‘Estes serão os grandes avanços permitidos pela IA, tanto para os alunos, quanto para os professores: o acesso à ferramenta, com conhecimento, para otimizar as tarefas’, pontua o especialista.
Para saber mais, basta acessar: www.criarsites.com
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Governador Valadares faz leilão de Saneamento em R$ 285 mi
1 de dezembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo, SP.–(DINO – 01 dez, 2023) – Em um evento ocorrido na B3, Bolsa de Valores de São Paulo, a AEGEA conquistou a concessão para os
Saiba Mais -
Releases Geral IA é usada por 30% dos alunos no Brasil, segundo pesquisa
19 de dezembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 19 dez, 2023) – Uma pesquisa realizada pelo Google, em parceria com a Educa Insights, aponta que três em cada dez estudantes brasileiros usam
Saiba Mais -
Releases Geral Na sua décima edição, a IFE Conference se estabeleceu como o principal congresso de inovação educacional de língua espanhola
26 de janeiro de 2024Tecnológico de Monterrey Na sua décima edição, a IFE Conference focou no tema da educação na era da inteligência artificial, incentivando discussões sobre os desafios tecnológicos e éticos
Saiba Mais