NAvegue pelos canais

Releases Geral

Grupo Engineering lança plano ESG ambicioso, com a meta de utilizar 100% de eletricidade de fontes renováveis até 2030

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 10 de setembro de 2024

A empresa também visa reduzir suas emissões de CO2 em 42% e se compromete a usar 100% de carros de serviço elétricos até o final de 2024.

Foto: Filippo Di Cesare, CEO Latam do Grupo Engineering

Foto: Filippo Di Cesare, CEO Latam do Grupo Engineering

Neste ano, cerca de 71% das empresas brasileiras adotaram práticas ESG, um crescimento de 24% em relação a 2023, segundo o estudo Panorama ESG 2024, da Amcham Brasil. Dentro desse cenário positivo, o Grupo Engineering, empresa de transformação digital, líder na Itália e em expansão global, acaba de aprovar seu Plano Estratégico de Sustentabilidade 2024-2026.

O projeto envolve a redução de emissões de gases de efeito estufa em 30% até 2026 e em 42% até 2030. A empresa também se compromete a utilizar 100% de eletricidade de fontes renováveis em seus escritórios e centros de dados até 2030 e aumentar o uso de energia renovável em 50% em todas as operações globais. Além disso, a Engineering pretende usar 100% de carros de serviço elétricos até o final de 2024, visando reduzir em 25% as emissões de CO2 de deslocamentos e viagens de negócios.

A empresa italiana estabeleceu objetivos e metas de sustentabilidade quantificáveis com 16 compromissos e 34 metas para todas as suas 70 localidades, distribuídas em 14 países. O plano, elaborado em conjunto por diversas áreas, contou com a participação de mais de 50 profissionais de diferentes setores e regiões.

"Ao definir metas quantificáveis e envolver toda a nossa cadeia de valor, estamos certos de que podemos fazer uma diferença significativa na redução de emissões de CO2 e no aumento da diversidade e inclusão em nossa força de trabalho", afirma Filippo Di Cesare, CEO Latam da Engineering.

Metas ambientais
Em termos de impacto ambiental, a corporação se compromete a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 42% até 2030. Parte dessa meta inclui uma redução de 30% nas emissões de carbono até 2026. Para alcançar esses objetivos, a empresa está envolvendo sua cadeia de suprimentos, esperando que mais de 60% dos 250 fornecedores estabeleçam metas de redução de CO2 alinhadas às ciências climáticas até 2029.

Até 2030, a Engineering pretende utilizar 100% de eletricidade de fontes renováveis em seus escritórios e centros de dados. Além disso, a multinacional vai aumentar o uso de energia renovável em 50% em todas as suas operações globais. Na área de mobilidade, a empresa se compromete a usar 100% de carros de serviço elétricos até o final de 2024, visando reduzir em 25% as emissões de CO2 de deslocamentos e viagens de negócios.

Metas de impacto social
No campo social, a instituição quer alcançar a equidade de gênero, com a meta de eliminar a diferença salarial entre homens e mulheres na Itália até 2026. Além disso, pretende aumentar a diversidade e inclusão, passando de 17% para 22% a taxa de mulheres em cargos de liderança no país europeu.

A empresa também está focada no desenvolvimento dos seus colaboradores, com metade dos gerentes participando de treinamentos em liderança, já registrando um aumento de 20% nas certificações profissionais anuais obtidas pelos funcionários.

Para Di Cesare, ter responsabilidade socioambiental é fundamental para o futuro do planeta. "Com este plano, a Engineering se posiciona como uma empresa de tecnologia de referência para uma transição digital capaz de viabilizar e acelerar um crescimento sustentável", conclui o executivo.

Sobre a Engineering Brasil
A Engineering Brasil é parte do Grupo Engineering, companhia global de tecnologia da informação e consultoria especializada em transformação digital, com sede na Itália, com mais de 70 escritórios e aproximadamente 15.000 colaboradores na Europa, América do Sul e América do Norte.

A companhia ajuda as empresas a desenvolverem e evoluírem a sua vantagem competitiva por meio de uma abordagem orientada a negócios, colocando a Inteligência Artificial no centro de sua operação, explorando ecossistemas e plataformas digitais e adotando o mindset API First para reconfigurar e inovar a cadeia de valor, gerando novos modelos de negócios e uma melhor experiência do cliente.

Há mais de 15 anos no Brasil, sendo responsável por transformar operações como TIM, Claro, Sabesp, Eletrobras, Nestlé, Volvo, Pfizer, entre outras. Com mais de 1.000 colaboradores no Brasil, a companhia é uma das maiores e mais inovadoras empresas presentes no País e considerada um dos melhores lugares para se trabalhar.

Para mais informações e entrevistas:
Equipe MOTIM
Giovanna Saba – giovanna.saba@motim.cc
48 9121-3062
Isabela Rodrigues – isabela.rodrigues@motim.cc
11 99945-4959
MOTIM
www.motim.cc

Conteúdo publicado por: Lab Persona Estadão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe