Releases Geral
Especialista explica legado de Rei Herodes, O Grande
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 9 de julho de 2024
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
São Paulo, SP–(DINO – 09 jul, 2024) –
A arquitetura, mais do que apenas a arte de construir, também pode ser considerada uma janela para o passado. Ela pode revelar os valores e as dinâmicas sociais das civilizações que a criaram. No caso de Herodes, o Grande, que governou a Judeia como um rei cliente de Roma de 37 AEC., até sua morte em 4 AEC., suas construções são um testemunho de sua ambição.
Para a especialista em história antiga, Marisa Furlan, Herodes é uma figura histórica que desperta tanto admiração quanto controvérsia, conhecido tanto por seu governo despótico quanto por suas realizações arquitetônicas. “Suas obras não apenas moldaram a paisagem física da Judeia antiga, mas também servem como fontes históricas, proporcionando insights sobre a política, a cultura e a sociedade da época”, explica.
Furlan explica a forma como Herodes utilizou a arquitetura como uma forma de demonstrar seu poder e influência. Entre suas obras mais notáveis está a expansão do Segundo Templo em Jerusalém, a construção do porto de Cesareia Marítima e a edificação de fortalezas e palácios como Masada e o Herodium.
“Cada uma dessas construções servia a múltiplos propósitos: além de ser demonstrações de poder e riqueza, elas também eram estratégicas do ponto de vista político e militar”, comenta a especialista.
Para entender melhor o governante e estrategista, Furlan destaca a fortaleza do Herodium como um de seus maiores legados: “O Herodium, também conhecido como Har Hordus, é um exemplo de como a arquitetura e a história se entrelaçam. Localizado no Deserto da Judeia, na Cisjordânia, este complexo foi construído sobre uma colina ampliada, marcando o local onde Herodes lutou e venceu judeus leais ao seu inimigo Antígono II Matatias. Em comemoração a essa vitória, Herodes decidiu construir o Herodium. Segundo relatos históricos, Herodes construiu uma cidade naquele local em comemoração à sua vitória, a enriqueceu com palácios e a chamou de Herodium em sua homenagem”.
O Herodium inclui um amplo complexo de palácios, com uma fortaleza no topo da colina, uma área administrativa, um centro de recreação, um Teatro Real e um Mausoléu. Este último transformou a colina em um monumento funerário visível de longe, refletindo a intenção de Herodes de deixar um legado duradouro que perpetuasse sua memória.
Importância arqueológica do Herodium
O Herodium é hoje um dos sítios arqueológicos mais significativos da região. As escavações contínuas têm revelado muitos detalhes sobre a vida e o reinado de Herodes, contribuindo significativamente para o entendimento da arquitetura, engenharia, vida política e cultural da Judeia do primeiro século AEC.
Valorização histórica e cultural
Furlan destaca ainda que, para a UNESCO, sítios como o Herodium são essenciais para preservar e promover a herança cultural e histórica mundial.
Vale ressaltar que a organização reconhece a importância de proteger sítios semelhantes contra ameaças e degradação ambiental trabalhando com governos locais e outras entidades para garantir que esses sítios arqueológicos sejam preservados e protegidos.
Para a especialista, a fusão entre história e arquitetura no Herodium destaca a importância de tais sítios como pontes entre o passado e o presente. Através da preservação, proteção, pesquisa e educação, a UNESCO trabalha para assegurar que o Herodium continue a ser uma fonte de conhecimento.
“É preciso ver esses monumentos como testemunhos vivos da capacidade humana de criar e legar um patrimônio cultural duradouro, refletindo as complexas interações entre arquitetura e história”, ressalta.
Ela explica ainda que a arquitetura de Herodes, o Grande, oferece uma janela para o passado, onde história e construção se fundem para contar a história de um dos reis mais influentes e controversos da antiguidade.
Sobre a profissional
Marisa Martins Furlan é doutoranda em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestra em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e em História pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, além de Licenciada em História pela Faculdade Campos Elíseos (FCE). Com mais de oito anos de experiência, Marisa é professora de História pelo Estado de São Paulo e especialista em arqueologia, história e estudos religiosos.
Website: https://www.instagram.com/mfjornalbiblico?igsh=MzMzb2RjcGRzaWlv
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Nyxoah to Release Third Quarter 2023 Financial Results on November 8, 2023
26 de outubro de 2023Nyxoah Nyxoah to Release Third Quarter 2023 Financial Results on November 8, 2023 Mont-Saint-Guibert, Belgium October 26, 2023, 10:30pm CET / 4:30pm ET Nyxoah SA (Euronext Brussels/Nasdaq: NYXH)
Saiba Mais -
Releases Geral Turismo: 74% dos viajantes querem viagens mais sustentáveis
28 de novembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 28 nov, 2023) – Um estudo realizado anualmente pela Booking, uma das maiores plataformas de viagens do mundo, revelou números importantes
Saiba Mais -
Releases Geral AI Integration in SMBs: Balancing Fear and FOMO
12 de novembro de 2024LONDON, Nov. 12, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Artificial Intelligence (AI) is transforming industries, with small and medium sized bu
Saiba Mais