Releases Geral
Empreendedorismo feminino se destaca no setor de cosméticos
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 9 de fevereiro de 2024
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 09 fev, 2024) –
Os setores de beleza e cosméticos, de alimentação e bebidas, e de artesanato e vestuário são os preferidos pelas mulheres empreendedoras brasileiras. Esta é uma das conclusões da pesquisa ‘Empreendedoras e seus Negócios 2023‘, feita pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME).
Na comparação com dados sobre empreendedores homens, o setor de alimentação e bebidas é o que equipara os dois gêneros, já que este é o ramo preferido por 20% das mulheres participantes da pesquisa e por 21% dos homens. No entanto, o setor de beleza e cosméticos é o que apresenta clara predominância feminina, sendo a segunda atividade preferida por elas (15% das entrevistadas), enquanto a segunda preferida dos homens é tecnologia e informação (11%), seguido por transporte e veículos.
Outro dado da pesquisa que ajuda a traçar um perfil do tipo de negócio das empreendedoras brasileiras é a motivação para abrir o próprio negócio. Segundo a pesquisa do IRME, 40% das mulheres empreendedoras abriram seu negócio por ‘oportunidade’, e 55% por ‘necessidade’. A pesquisa entrevistou 3.855 mulheres.
Fabiana Alves é CEO da HB Health & Beauty e conta que, após começar seu próprio empreendimento, tem acompanhado o aumento da participação feminina no setor de beleza. ‘Muitas mulheres têm criado suas próprias empresas nesse setor, comprovando que é possível empreender e inovar em um mercado altamente competitivo como este’, avalia a CEO.
Além das motivações comuns de ‘oportunidade’ e ‘necessidade’ identificadas na pesquisa do IRME, Fabiana aponta uma motivação particular das mulheres que empreendem no setor de cosméticos. ‘Como consumidoras, nós, mulheres, temos uma compreensão mais clara e, ao mesmo tempo, profunda das necessidades e desejos do público feminino. Esse lugar de fala nos dá uma perspectiva única, que tem feito com que as empresárias e empreendedoras se destaquem neste mercado’, conta.
Entre as empreendedoras participantes da pesquisa, predominou o otimismo em relação ao negócio próprio. Oito em cada dez delas desejam e acreditam que suas empresas vão evoluir em 2024. No caso do setor de atuação de Fabiana, a empresária associa esse otimismo a uma tendência dos consumidores de cosméticos em preferir produtos e campanhas mais realistas e próximos do público, o que empreendedoras mulheres conseguem oferecer, diz a empresária.
‘As consumidoras estão dispostas a investir mais em produtos com resultados possíveis, visíveis e naturais, em vez de favorecer aspectos mais superficiais, como marcas com celebridades embaixadoras. A tendência emergente de simplicidade com foco em resultados naturais mostra a preocupação com a qualidade dos ingredientes, a eficácia comprovada dos produtos e a segurança para a saúde’, completa a empreendedora.
Para saber mais, basta acessar http://www.gradualcolor.com.br
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral World First: TMC and PAMCO Achieve Breakthrough in Commercial-Scale Processing of Polymetallic Nodules, Successfully Producing Calcine
9 de setembro de 2024TMC and PAMCO successfully produced calcine from a 2,000-tonne sample of nodules collected during TMC subsidiary Nauru Ocean Resources Inc.s 2022 test mining, at PAMCOs Hach
Saiba Mais -
Releases Geral Prêmios buscam reconhecer o valor das startups no Brasil
22 de maio de 2024Florianópolis, SC--(DINO - 22 mai, 2024) - No cenário empreendedor brasileiro, as premiações desempenham um papel fundamental na promoção do rec
Saiba Mais -
Releases Geral Neuroblastoma ganha novo tratamento com imunoterapia
15 de fevereiro de 2024DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo, SP –(DINO – 15 fev, 2024) – A Adium lança um novo tratamento para neuroblastoma, um tipo de câncer derivado do sistema nervoso simpático
Saiba Mais