Releases Geral
Emoções motivam a maioria das compras, diz pesquisa
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 8 de dezembro de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 08 dez, 2023) –
Uma pesquisa da Opinion Box analisou o impacto das emoções no comportamento do cliente. Segundo a empresa de análise de mercado, 95% das decisões do dia a dia são tomadas com base nas emoções. Na hora de fazer uma compra, a situação não é diferente e questões emocionais também desempenham um papel fundamental.
Qualidade dos produtos, bom atendimento, marketing, branding, história da empresa e preocupação com a sustentabilidade são alguns dos fatores que geram conexão emocional com o cliente, aponta a análise de 250 marcas.
Na visão de Ricardo Pena, CEO da empresa PeopleXperience, especializada em mapeamento da jornada do cliente (customer experience), a pesquisa reforça a necessidade de os negócios darem atenção a todos os fatores relevantes da prestação de serviço, não apenas ao preço.
‘Quando vemos que o consumidor leva em conta aspectos que vão além do preço, fica ainda mais clara a importância de investir na jornada do cliente e em criar boas experiências em todos os momentos’, diz Pena.
A jornada do cliente, termo ao qual o CEO se refere, é uma metodologia em que se busca entender todo o caminho traçado por uma pessoa na compra de um produto ou serviço, indo do primeiro contato com a marca até a pós-venda. Em outras palavras, é compreender tudo o que o consumidor pensa, sente, vê e faz.
Dessa forma, uma empresa identifica quais canais de comunicação são mais efetivos, aprimora processos, direciona o marketing e, assim, facilita a criação de um vínculo emocional com o público.
‘As empresas devem estar atentas a todas as etapas. A forma mais eficiente de trabalhar esse desafio é criar uma estratégia de relacionamento escalável por meio do mapeamento da jornada do cliente, pois podemos antecipar as principais expectativas do cliente e superá-las, gerando experiências únicas’, garante Pena.
Essa lógica é aplicável também em datas de grande importância para o varejo e o e-commerce, como a Black Friday e o Natal. Apesar de serem boas oportunidades para alavancar as vendas, é comum que empresas cometam erros justamente por não terem uma visão da jornada do cliente. Promoções que não despertam o interesse do público, instabilidade nas plataformas online, demora na entrega dos produtos e falhas no atendimento são alguns exemplos.
Como destaca a pesquisa da Opinion Box, colocar-se no lugar do consumidor, criar campanhas inspiracionais e ficar atento às tendências de consumo estão entre as características compartilhadas pelas empresas que melhor se conectam com os seus clientes – e, consequentemente, transformam essa conexão em vendas e prestações de serviços.
Para saber mais, basta acessar https://br.peoplexperience.com/
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Pesquisa busca compreender mercado de trabalho para jovens
21 de maio de 2024São Paulo, SP ? Brasil--(DINO - 21 mai, 2024) - O mercado de trabalho está mudando com a chegada da Geração Z, representando oportunidades e desafios para as
Saiba Mais -
Releases Geral Schneider Electric champions greater adoption of sustainable technology ahead of the World Economic Forum Annual Meeting in Davos
15 de janeiro de 2025Rueil-Malmaison, France, Jan. 15, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- Schneider Electric, the global leader in energy management and automation, and recognized sustainability leader
Saiba Mais -
Releases Geral Os programas de migração de investimentos mais atraentes do mundo em 2025
26 de fevereiro de 2025LONDRES, Feb. 25, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- Malta mantém o 1º lugar no Índice do Programa de Cidadania Global de 2025 pelo 10º ano consecutivo, enquanto
Saiba Mais