Releases Geral
Deepfake: criminosos usam IA para roubar R$ 129 milhões
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 26 de fevereiro de 2024
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 26 fev, 2024) –
O funcionário de uma empresa é chamado para uma videoconferência com o diretor financeiro e demais colaboradores. Na reunião, feita com imagem e áudio, o profissional recebe a ordem de fazer 15 transferências bancárias para cinco contas diferentes. Ele cumpre com o que foi pedido sem imaginar que tudo não passava de um golpe: aquelas pessoas não eram seu superior e nem seus colegas de trabalho.
O caso é real e aconteceu em Hong Kong, região administrativa da China, no mês de fevereiro. Segundo o jornal O Globo, os golpistas usaram deepfake, tecnologia de inteligência artificial (IA) que imita o rosto das pessoas e sincroniza a voz com as expressões faciais, para enganar a vítima e roubar o dinheiro da empresa.
A polícia local investiga o crime, que levou a um prejuízo de 26 milhões de dólares (aproximadamente R$ 129 milhões, na cotação atual).
Situações semelhantes também já aconteceram no Brasil. Conforme relatado pelo g1, celebridades como o jogador Neymar e a cantora Anitta tiveram sua imagem utilizada ? por meio de deepfake e sem autorização ? em anúncios de jogos fraudulentos. O objetivo era levar as pessoas a fazerem transferências por Pix para acessar um game que prometia falsos ganhos em dinheiro.
Riscos da IA e outras tecnologias para a cibersegurança
Cristiano Oliveira, vice-presidente da Brasiline, empresa especializada em cibersegurança, explica que a IA traz muitas vantagens. Entre elas, a possibilidade de automatizar tarefas repetitivas e reduzir custos operacionais.
No entanto, Oliveira chama a atenção para os riscos existentes. “Os principais perigos incluem disseminação de desinformação, roubo de identidade e financeiro, comprometimento da privacidade e potencial para manipulação e chantagem”, diz.
O especialista destaca que funcionários de empresas são vistos como alvos de alto valor para grupos criminosos. A estratégia não se resume ao deepfake: muitos golpes também são aplicados por phishing. Trata-se de uma técnica para enganar usuários e obter informações confidenciais, como senhas e detalhes do cartão de crédito.
Um exemplo de phishing é receber o e-mail de alguém se passando por um superior e, na troca de mensagens ou ao clicar em um link enganoso, fornecer dados privados que colocam em risco as operações da empresa.
Oliveira afirma que existem soluções de cibersegurança capazes de prevenir esses golpes, como as que detectam ameaças e até impedem o acesso a determinados sites ou downloads de arquivos suspeitos. Contudo, tão importante quanto investir em tecnologia é focar no treinamento e na conscientização dos funcionários.
“Os treinamentos ajudam os líderes de tecnologia da informação, segurança e conformidade a criar uma cultura em que os funcionários reconheçam e evitem ser vítimas de ataques cibernéticos”, afirma.
Ele acrescenta que, para evitar casos como o de Hong Kong, “a colaboração entre empresas, governos e instituições de pesquisa também é crucial a fim de acompanhar e responder às novas técnicas utilizadas pelos criminosos”.
Para saber mais, basta acessar: https://brasiline.com.br/ ou seguir @brasilinetecnologia
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral [INVNT GROUP], the Global Brand Storytelling and Marketing Agency Portfolio, Marks a New Era in Global Expansion with Significant Advances in United Arab Emirates (UAE)
20 de dezembro de 2023[INVNT GROUP] Dubai, United Arab Emirates, Dec. 20, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — [INVNT GROUP] THE GLOBAL BRANDSTORY PROJECT strengthens its commitment to EMEA and the UAE, growing its local Dubai
Saiba Mais -
Releases Geral Segmento de delivery tem previsão de crescimento no mercado
29 de agosto de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS São Paulo–(DINO – 29 ago, 2023) – Empresas usam a inovação em delivery como meio de crescimento no mercado corporativo e varejista. Já em 2021 foi
Saiba Mais -
Releases Geral Marketing e tecnologia auxiliam campanhas de saúde no Brasil
11 de agosto de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 11 ago, 2023) – No Brasil, a união entre tecnologia e marketing desempenha um papel fundamental na elaboração de campanhas de
Saiba Mais