Releases Geral
Decisão do STF garante direitos de alunos autistas
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 16 de novembro de 2023
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 16 nov, 2023) –
Em junho deste ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou inconstitucional uma lei do Estado do Amapá que limitava a conceituação de pessoas com deficiência (PcD) e isentava instituições de ensino locais de receber estes alunos e fornecer educação inclusiva.
A resolução do STF se aplica a todos os estados brasileiros e impacta diretamente na educação de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) do Brasil, onde estima-se que existam 2 milhões de pessoas com este tipo de neurodivergência.
Em seu voto, o ministro relator Luís Roberto Barroso declarou que é inconstitucional uma lei estadual que reduza o conceito de pessoas com deficiência previsto na Constituição, na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, de estatura constitucional, e na lei federal de normas gerais” e que desconsidere, para a aferição da deficiência, “a avaliação biopsicossocial por equipe multiprofissional e interdisciplinar prevista pela lei federal” ou “exclua o dever de adaptação de unidade escolar para o ensino inclusivo”.
Alunos neurodivergentes no país
De acordo com o Censo Escolar 2022, estudo estatístico elaborado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) com secretarias estaduais e municipais de educação, foram feitas 429.521 matrículas de alunos com TEA no Brasil no ano passado, o que corresponde a quase 1% do número de matriculados no ensino de educação básica em todo o país.
Para Fernando Almeida, Sócio fundador da holding de educação Eklod, “a decisão do STF fixa um marco relevante em apoio a essa causa tão crucial que é a integração ampla e sensata de crianças com TEA ao ambiente educacional tradicional”.
Para ele, ainda assim, as famílias enfrentam um difícil caminho na escolha das escolas para filhos neurodivergentes. “Isso porque instituições de ensino regular tendem a fixar um limite de alunos por sala, dado os custos extras em fornecer uma experiência personalizada para esse público”, explica.
Por isso, Almeida pontua a importância da inclusão de alunos autistas no ensino regular na redução do estigma em relação ao autismo. Segundo ele, este passo ajuda a criar um ambiente mais compreensivo não apenas para as crianças com TEA, mas para alunos sem neurodivergências. “A decisão auxilia na quebra de barreiras e preconceitos e mostra que todos têm um lugar na sociedade e merecem as mesmas oportunidades de desenvolvimento”.
O executivo ressaltou ainda a necessidade da luta pela transformação do setor educacional no país, para gerar cada vez mais equidade no acesso ao ensino e para a evolução constante da conscientização da causa inclusiva pela sociedade.
“À medida que avançamos na promoção da inclusão, estamos construindo um futuro mais igualitário para todos os estudantes, independentemente de suas características individuais. Isso é benéfico para a sociedade como um todo, que aprende a valorizar a diversidade.”
Para saber mais, basta acessar: https://eklod.com.br/
Website: https://eklod.com.br/
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Deep integration of proven AI tools into Philips cardiovascular ultrasound systems to better diagnose more cardiac disease patients
4 de junho de 2024June 4, 2024 New FDA-cleared AI-enabled applications include the industrys first automated tool for segmental wall motion scoring of the heart to quickly and objecti
Saiba Mais -
Releases Geral CNH completes purchase of Hemisphere GNSS, consolidates guidance and connectivity tech capabilities
12 de outubro de 2023CNH Industrial N.V. This development strengthens CNHs position as a leading technology provider for agriculture and construction Basildon, October 12, 2023 CNH Industrial has completed its purchase of
Saiba Mais -
Releases Geral CBMINA reúne acadêmicos e pesquisadores para debater os desafios da mineração
20 de setembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 13 set, 2023) – A evolução e os desafios da indústria da mineração foram abordados na solenidade de abertura da 11ª edição do Congresso
Saiba Mais