NAvegue pelos canais

Releases Geral

Dados alternativos superam ‘score’ e potencializam análise de risco de crédito

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de agosto de 2023

DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

São Paulo –(DINO – 22 ago, 2023) –
Dados são desde sempre a base para a análise de risco de crédito. É por meio deles que os provedores de recursos financeiros, sejam eles instituições tradicionais ou neobancos e fintechs, fundamentam a tomada de decisão para um empréstimo. No entanto, bases convencionais como os ‘scores’, por não agregarem uma série de informações capazes de oferecer uma visão mais abrangente do risco associado à concessão a um tomador, vêm perdendo espaço para dados que oferecem um entendimento mais robusto do perfil dos clientes. 

Nesse contexto, os chamados dados alternativos têm se destacado. De acordo com pesquisa global realizada pela Provenir, especializada em tecnologia para tomada de decisão de risco de crédito, em parceria com a Pulse, 53% das empresas de serviços financeiros e fintechs pretendiam investir em dados alternativos já em 2022. E, segundo Jose Luis Vargas, Vice-Presidente Executivo para a América Latina da Provenir, a tendência é que esse movimento continue ganhando tração. 

‘São muitos os dados que trazem informações importantes para quem concede crédito que não são considerados pelos ‘scores’ tradicionais. A combinação deles com a tecnologia preditiva é capaz de dar uma posição mais assertiva para as empresas sobre quais clientes tendem a conseguir pagar pelos recursos e também sobre aqueles que, por outro lado, deveriam ter o limite de crédito reduzido’, afirma Vargas. 

Para esclarecer como essas informações mais abrangentes podem potencializar o mercado de crédito, os analistas da Provenir elaboraram uma lista com cinco fatos importantes sobre os dados alternativos: 

A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe