Releases Geral
Crédito digital impulsiona inclusão financeira no Brasil
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 19 de junho de 2024
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
São Paulo–(DINO – 17 jun, 2024) –
Comprovando sua capacidade de inclusão financeira, o segmento crédito digital/serviços destacou-se como o que mais aumentou sua base de clientes entre junho de 2018 e dezembro do ano passado, de acordo com a mais recente edição do Relatório de Economia Bancária (REB) do Banco Central. Segundo a autoridade monetária, o número de usuários ativos no Sistema Financeiro Nacional (SFN) e Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB) mais do que dobrou no período analisado, registrando 103,2% de expansão.
Na análise específica do segmento crédito digital/serviços, o Banco Central sinaliza que o crescimento foi impulsionado principalmente pela chegada de novos players no mercado, “devido à oferta do Pix e de cartões de crédito”, pontua o estudo, que destaca que “os usuários ativos apenas em operações de crédito ultrapassaram a marca de 63 milhões de PF e mais de 1 milhão de PJ em dezembro de 2023”.
Ainda de acordo com o levantamento, nos sistemas financeiro e de pagamentos, os clientes pessoas físicas saltaram de 77,2 milhões (46,8% da população adulta) para 152 milhões (87,7% da população adulta), representando uma elevação de 97,0%. Já entre as pessoas jurídicas (incluindo microempreendedores individuais) houve uma expansão de 3,4 milhões para 11,6 milhões, o que significa um avanço de 244,5%.
Na avaliação da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), as conclusões do relatório do BC comprovam a capacidade do setor em promover a inclusão financeira e estão em linha com a movimentação do mercado nos últimos anos.
“A digitalização dos serviços financeiros, fortemente impulsionada pela expansão das fintechs na esteira da pandemia, vem ano a ano demonstrando seu potencial ao permitir que um contingente importante de pessoas tenha acesso não apenas a uma conta bancária e a um cartão de crédito, mas também a uma série de produtos e serviços financeiros”, afirma Claudia Amira, diretora-executiva da associação.
“Por meio dessas ofertas, potencializadas pelo aumento da concorrência e pela profusão de inovações, cada vez mais brasileiros têm a oportunidade de buscar recursos financeiros em condições mais favoráveis e alinhadas a seus perfis e objetivos”, completa a executiva.
O Relatório de Economia Bancária (REB) do Banco Central está disponível na íntegra em https://www.bcb.gov.br/publicacoes/relatorioeconomiabancaria.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral A Rede D’Or em 2024 investindo em saúde
15 de fevereiro de 2024Com quase 50 anos, o grupo anuncia novos hospitais, ampliação de unidades e expansão do Programa de Qualidade Técnica Maior empresa de saúde da América Latina, a Rede D’Or encerrou 2023
Saiba Mais -
Releases Geral Brasil recebe US$ 6,9 bilhões em turismo internacional
26 de fevereiro de 2024DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 26 fev, 2024) – Os números revelados pelo Banco Central destacam um marco significativo para a economia brasileira em 2023. Os turistas
Saiba Mais -
Releases Geral Empresas flexibilizam vestuário em prol da diversidade
15 de maio de 2024São Paulo--(DINO - 15 mai, 2024) - A concepção de um código de vestimenta – o conhecido dress code –, é uma norma presente na maioria das e
Saiba Mais