Releases Geral
Confiança do consumidor passa para o campo pessimista em março, aponta ACSP
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 22 de março de 2024
ACSP
São Paulo, 21 de março de 2023 – O Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado pela PiniOn para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), alcançou, em março, 99 pontos, diminuindo 2,9% em relação a fevereiro e 3,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, respectivamente. A sondagem foi realizada com uma amostra de 1.711 famílias, a nível nacional, residentes em capitais e cidades do interior.
Trata-se da quarta queda mensal consecutiva e da terceira contração em relação a igual mês do ano anterior desde janeiro de 2021, época marcada pela pandemia e pelo isolamento social. O nível alcançado pelo INC passa a situar a confiança do consumidor no campo pessimista (abaixo de 100 pontos).
Houve queda da confiança em todas as regiões do país, com exceção do Sul, onde o índice mostrou estabilidade. No recorte por classes socioeconômicas, houve diminuição nas classes C e DE e estabilidade para a classe AB.
Para o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, em termos gerais, houve maior deterioração da percepção das famílias em relação à sua situação financeira futura, embora tenha aumentado a segurança no emprego.
“O recuo da confiança do consumidor resultou em diminuição da disposição a comprar itens de maior valor, como carro e casa, e também da intenção de adquirir bens duráveis. A propensão a investir, por outro lado, mostrou leve aumento”, completa Ruiz de Gamboa.
Em síntese, o INC de março continuou mostrando diminuição da confiança do consumidor em relação ao mês anterior e na comparação com o mesmo mês do ano passado.
A tendência negativa do indicador reflete o processo de desaceleração da economia, iniciado no ano passado, num contexto de elevado endividamento das famílias, juros ainda muito altos e aumentos dos preços dos alimentos, que prejudicam relativamente mais as famílias pertencentes aos segmentos de renda mais baixos.
“A evolução da confiança do consumidor durante os próximos meses dependerá fundamentalmente das perspectivas da renda e do emprego, que, até o presente momento, são de menor crescimento em relação ao ano passado.” conclui o economista da ACSP.
Leia também
-
Releases Geral Women Value Company 2023: Celebrating female entrepreneurship in Naples
26 de outubro de 2023Intesa Sanpaolo NAPLES, Italy, Oct. 26, 2023 (GLOBE NEWSWIRE) — The aim of the Women Value Company Intesa Sanpaolo award, organised by the banking group in collaboration with the Marisa
Saiba Mais -
Releases Geral Livro de Carlos Coutinho aborda perfil do líder do futuro
14 de novembro de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS Curitiba,PR–(DINO – 14 nov, 2023) – O escritor e executivo Carlos Coutinho lança em novembro, em todo o Brasil, seu novo livro ‘Você um líder
Saiba Mais -
Releases Geral Pesquisa aponta crescimento de 25% no modelo de negócio B2B
17 de agosto de 2023DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS (DINO – 17 ago, 2023) – O segmento business-to-business (B2B) tem crescido nos últimos anos no Brasil. Dados da Think with Google, uma plataforma de insights
Saiba Mais