NAvegue pelos canais

Releases Economia

Charlie transforma hotéis em opções rentáveis para locação flexível

AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 20 de março de 2023

Com mais de dois anos de atuação, a startup já opera três empreendimentos hoteleiros convertidos em short stay em São Paulo e Porto Alegre e tem previsão para entrar no Rio de Janeiro ainda neste ano
O mercado aquecido por aluguel de curta temporada e preferência de clientes e investidores por opções mais rentáveis, reforçam a conversão de unidades hoteleiras. A expertise da empresa em short stay mantém uma taxa de ocupação das unidades em 87%, além de rendimentos superiores em comparação ao formato tradicional

São Paulo, Março de 2023 – Com as mudanças no jeito de morar e trabalhar aceleradas por conta da pandemia, ganha destaque um novo estilo de hospedagem, que mescla parte das comodidades da hotelaria tradicional com o custo menor e o atendimento 100% digital do aluguel por temporada. Por isso, o mercado tem apostado em um novo modelo de negócios, convertendo apartamentos de hotéis em unidades híbridas, que atendem consumidores do setor do turismo e também do residencial, além de investidores que estão de olho nesse formato de negócio.

Alinhada a esse cenário e ao propósito de oferecer a melhor experiência aos clientes e investidores, transformando a maneira de morar e investir em imóveis, o Charlie se consolida como referência em short stay e apresenta diferenciais na conversão de hotéis. Fundada há mais de dois anos, a empresa já é responsável pela conversão de três hotéis, entre eles, o Tulip Inn Paulista, o Ramada Hotel & Suítes Itaim Bibi, ambos em São Paulo, e o Duque 1705, em Porto Alegre. A empresa também tem outras duas negociações em andamento no Rio de Janeiro, previstas para este ano. A atuação do Charlie mantém uma taxa de ocupação de 80% das unidades, além de rendimentos superiores a 30% em comparação ao formato tradicional.

Para Allan Sztokfisz, CEO do Charlie, o aumento expressivo de redes hoteleiras interessadas em converter seus processos para short stay, em negócios mais rentáveis e vantajosos, vem reforçando a estratégia da companhia em expandir esse pilar de atuação. "Há uma forte demanda por aluguel por temporada no Brasil. Tivemos prova de que esse modelo funcionava porque, na pandemia, enquanto os hotéis mantinham ocupação baixíssima, o Charlie manteve ocupação alta, em cerca de 90%, entregando o melhor custo-benefício. E o número de pessoas que trocou os hotéis tradicionais pelas hospedagens flexíveis aumenta a cada dia. Acredito que esse é o modelo mais resiliente de hospedagem e forte tendência para o setor", afirma.

Todo o processo de conversão da unidade hoteleira é realizado pelo Charlie, que passa por um rebranding de marca e gerenciamento completo do empreendimento, desde a decoração, mobiliários, serviços que serão oferecidos ao cliente, manutenção, treinamento dos colaboradores, gestão de recursos e outros, para que toda a comunicação e atendimento do empreendimento seja padronizada aos modelos da startup. Além de arquitetos, a empresa possui equipe especializada em tornar os apartamentos mais práticos e eficientes, deixando a proposta mais atrativa e rentável. Após essa transformação, as unidades são anunciadas nas plataformas digitais da empresa para locação, onde os hóspedes e moradores podem viver uma experiência de estadia incrível em uma solução de locação moderna, flexível e prática, além de serviços e atendimento personalizados.

O CEO complementa dizendo que nos últimos anos os processos para conversão de hotéis passam por uma desburocratização relevante, o que facilita atender as demandas. Segundo ele, a nova legislação permite manter a estrutura e fazer todas as adequações no local sem precisar demolir. Ou seja, enquanto a estrutura é mantida, é projetado, no interior, um ambiente completamente novo, com inclusão de cozinhas em cada unidade e alterações na decoração, entre outros diferenciais. A área de lazer do empreendimento também é toda repaginada, para oferecer estrutura de condomínio de luxo com piscina, academia bem equipada e espaço de coworking, além de serviços que podem ser contratados à parte, conforme a necessidade de cada hóspede. "Com isso, os clientes têm acesso, então, a um ambiente de alto padrão por um preço abaixo do cobrado em hotéis no mesmo nível", diz.

Do ponto de vista do investidor, os custos de manutenção de uma unidade residencial com locação flexível são menores do que os de um quarto de hotel: o check-in digital substitui o cadastro com recepcionista; os serviços são oferecidos sob demanda, com cobrança extra; e menos funcionários reduzem o valor do condomínio. Além disso, o uso da tecnologia ainda permite aumentar as receitas com locações. A mesma unidade é disponibilizada nas plataformas digitais do Charlie e em diversos outros sites do mercado, identificando os interessados em permanecer por um dia, um mês ou um ano. Com um público potencial amplo, dificilmente as unidades ficam vazias.

Para os hóspedes, além de comodidades e serviços personalizados, também há economia. Enquanto a diária de um hotel quatro estrelas no centro em São Paulo, por exemplo, custa em torno de R$ 310, um apartamento de locação flexível no mesmo bairro, em categoria semelhante, custa R$ 199.

Sobre os hotéis convertidos pelo Charlie

NewCiti Itaim by Charlie

Desde abril de 2021, com o novo formato, os proprietários investidores de apartamentos do antigo Ramada Hotel & Suites Itaim Bibi contam com o Charlie como administrador e gestor do empreendimento. Cerca de xxx unidades foram padronizadas e adequadas ao padrão de atuação da startup.

Paraíso Suites by Charlie

Em operação desde julho do ano passado com a gestão do Charlie, o antigo Tulip Inn Paraíso Conventions, instalado na região do Paraíso na capital paulista, mantém uma taxa de ocupação em mais de xx das xx unidades.

Charlie Duque Porto Alegre

No Duque 1705, hotel convertido pela startup em setembro de 2022, o "Charlie Duque Porto Alegre" oferece 17 novas unidades localizadas no centro histórico da capital gaúcha. Todos os espaços do local foram transformados a partir de um projeto de retrofit do premiado escritório Arquitetura Nacional. Desde a conversão, o empreendimento conta com ambientes mais modernos e funcionais, que vão atender aos mais diversos perfis.

Todos os projetos do Charlie oferecem espaços completos e facilidades para fazer com que a vida urbana se conecte no mesmo universo, ampliando o ecossistema de moradia flexível. São apartamentos confortáveis de 1 ou 2 dormitórios, vagas de garagem, lazer, coworkings, churrasqueiras, espaços e serviços funcionais com mobilidade garantida e personalizados, definidos de acordo com a necessidade de cada cliente.

Desde empreendimentos residenciais até unidades hoteleiras, o foco da startup fica em melhorar a gestão do ativo garantindo aumento de rentabilidade para os proprietários, além de possibilitar novas experiências e serviços personalizados para inquilinos e moradores.

Contato imprensa Charlie
charlie@kima.com.br

(11)9 8424-1893

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe