Releases Geral
Artrose pode afetar quase 1 bilhão de pessoas até 2050
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 16 de maio de 2024
DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS
(DINO – 16 mai, 2024) –
A osteoartrose é uma doença degenerativa que se caracteriza pelo desgaste das cartilagens que revestem as extremidades dos ossos nas articulações. Essa condição, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, é como um intruso silencioso que chega sem alarde e, aos poucos, mina a cartilagem causando dor, rigidez e limitações de movimento.
Uma pesquisa recente realizada pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) dos Estados Unidos, projetou informações preocupantes: quase 1 bilhão de pessoas serão afetadas pela doença até 2050. Ainda segundo o estudo, em 1990 a artrose afetava 256 milhões de pessoas em todo o mundo. Já em 2020, esse número era de 595 milhões.
Atualmente, as opções para lidar com a osteoartrite incluem exercícios, fisioterapia, uso de bengalas ou talas, adaptações na casa, analgésicos e cirurgia (incluindo substituição da articulação). No entanto, essas são medidas paliativas, pois essa condição não tem cura – existem ações preventivas e atividades, contudo, que podem ajudar a minimizar os riscos e promover o bem-estar.
De acordo com o ortopedista especialista em cirurgia de quadril e joelho, Dr. Marco Aurélio S. Neves, estudos têm mostrado que os exercícios físicos podem reduzir as dores, aumentar a sensação de bem-estar e trazer qualidade de vida. “Não é necessário passar muito tempo se exercitando. Cerca de 30 minutos, cinco vezes por semana, é suficiente para sentir os benefícios e fortalecer a musculatura, o que ajuda a evitar ainda mais lesões”.
Fortalecer os músculos que envolvem a articulação afetada é fundamental para protegê-la e reduzir a dor. “Quem pratica esportes sem se preparar previamente, sem orientação e com volume e intensidade acima da capacidade tem riscos enormes de acelerar a doença. No geral, eu costumo indicar algumas atividades, sempre com orientação de um profissional e sem exageros”, explica o médico.
Neves afirma que quem tem artrose não deve ficar parado. Porém, todo exercício depende do estágio em que a doença está e do tipo de atividade física que será executada. “Natação, hidroginástica, pilates e caminhada, por exemplo, são exercícios de baixo impacto nas articulações que protegem o corpo contra doenças cardiovasculares e ajudam no fortalecimento muscular”.
Tratamento pode variar para cada paciente
Identificar a doença em estágios iniciais é crucial para o tratamento e para oferecer uma melhor qualidade de vida ao afetado. Cada paciente é único e os medicamentos devem ser indicados pelo ortopedista. Eles podem incluir analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e o inchaço das articulações. Pomadas anti-inflamatórias também podem ser aplicadas diretamente na área dolorida. Além disso, existem medicamentos que contêm substâncias que ajudam a regenerar a cartilagem das articulações, protegendo-as da degeneração.
A fisioterapia, porém, é uma das principais aliadas no tratamento, pois pode ajudar a diminuir a dor e o desconforto por meio de aparelhos, recursos térmicos e exercícios de mobilização e fortalecimento.
O tratamento deve ser personalizado de acordo com as características da artrose e a avaliação do profissional de saúde. Em último caso, quando medicamentos e fisioterapia não são suficientes para aliviar a dor e a limitação funcional, a cirurgia pode ser indicada. O ideal, segundo o Dr. Marco Aurélio S. Neves, é seguir as recomendações médicas e adotar um estilo de vida saudável para minimizar os sintomas da artrite.
A OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da Dino Divulgador de Noticias Online Ltda
Leia também
-
Releases Geral Carbon removal projects need to ramp up massively to meet future needs
19 de setembro de 2024LONDON, September 19 2024 Carbon removals, the removal and durable storage of carbon dioxide (CO2) that has already
Saiba Mais -
Releases Geral Turismo em Foz do Iguaçu: atrações vão além das Cataratas
10 de abril de 2024(DINO - 10 abr, 2024) - Quando o assunto é turismo em Foz do Iguaçu (PR), a associação com as Cataratas e o Parque das Aves torna-se automática.
Saiba Mais -
Releases Geral Nômades digitais e modelo crowdwork têm ganhado mais adeptos
15 de março de 2024São Paulo - SP--(DINO - 15 mar, 2024) - Os nômades digitais (trabalhadores sem endereço fixo), acabaram ganhando força durante a pandemia da Covid-19, chegando nos Estados Unidos
Saiba Mais