Aminoácidos: aliados essenciais da saúde
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 19 de dezembro de 2025
Entenda como o consumo pode ajudar na qualidade de vida.
Você já ouviu falar sobre a importância dos aminoácidos? Eles desempenham papéis vitais em quase todos os processos biológicos. Aliados poderosos do bem-estar e da longevidade, eles trazem benefícios para imunidade, saúde muscular, qualidade do sono, atividade cerebral, nível de atenção e para o desempenho esportivo.
Estruturas formadoras das proteínas, os aminoácidos atuam na construção e na reparação dos tecidos corporais, incluindo músculos, pele, órgãos e ossos. Também desempenham funções essenciais para a produção de enzimas e hormônios, à medida que regulam inúmeras funções fisiológicas e sintetizam neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, fundamentais para a regulação do humor e do sono.
O corpo humano é capaz de sintetizar alguns dos aminoácidos de que necessitamos, enquanto outros devem ser obtidos por meio da alimentação. Em determinadas situações, a quantidade ingerida ou produzida pelo organismo pode não ser suficiente e, portanto, a suplementação pode ser uma excelente estratégia para complementar a ingestão dos aminoácidos necessários. Essa prática vem sendo cada vez mais adotada tanto por praticantes de atividades físicas quanto por pessoas que buscam melhorar a saúde e a qualidade de vida.
Benefícios
Um dos aminoácidos mais importantes, a leucina, ajuda a estimular a produção de proteínas e a formação de músculos. Ela integra, ao lado da valina e da isoleucina, os chamados BCAAs (Branched-Chain Amino Acids, em português Aminoácidos de Cadeia Ramificada), que se destacam por apresentar uma cadeia estrutural diferente da existente nos demais aminoácidos.
A arginina é outro aminoácido de uso crescente em suplementos pré-treino, principalmente devido a sua capacidade de atuar no sistema de vasodilatação. Também participa do processo de eliminação da amônia produzida pelo organismo humano, o que contribui para reduzir a fadiga.
Já a glutamina tem seu principal benefício ligado à imunidade, servindo de combustível às células do intestino, além de contribuir para a coesão e integridade desse órgão, responsável por 70% da nossa proteção imunológica. Como efeito adicional, melhora a absorção de nutrientes.
A glicina favorece a qualidade do sono. Estudos demonstram que sua suplementação antes de dormir ajuda a atingir o estágio de sono profundo e reparador. Além disso, contribui para reduzir a fadiga e a sonolência diurna, aumentando a eficiência em tarefas que exigem concentração.
A tirosina e a histidina são aminoácidos mais relacionados à saúde cerebral. Há indicativos de que ajudam na memória e na cognição, por meio de mecanismos diferentes. A tirosina funciona como uma precursora de neurotransmissores, como a dopamina, enquanto a histidina atua como precursora da histamina – quando se tem aumento do nível de histamina, há redução da fadiga mental e aumento da atenção em atividades cotidianas.
Investimentos em pesquisa
“Continuamos sendo surpreendidos pela descoberta constante de novos benefícios dos aminoácidos”, afirma Tatiana Gargalaka, gerente de Marketing da divisão Bio & Fine Chemicals da Ajinomoto do Brasil. Conhecida pelas marcas alimentícias tradicionais encontradas nas gôndolas dos supermercados, como SAZÓN®, MID® e VONO®, a empresa atua há mais de 100 anos na produção de aminoácidos, utilizados como insumos para as indústrias alimentícia, farmacêutica, esportiva, cosmética, de nutrição animal e agronegócios.
A Ajinomoto do Brasil ainda possui marcas de suplementos como aminoVITAL®, composto por nove aminoácidos essenciais necessários para a síntese proteica, incluindo os três componentes do BCAA. Entre os benefícios do produto estão o estímulo da síntese de proteínas musculares, o balanço proteico positivo (catabolismo x anabolismo), a diminuição da perda de massa muscular (catabolismo) e o auxílio na manutenção da massa magra.
E o AminoMov, suplemento alimentar desenvolvido especialmente para pessoas acima de 40 anos, que apoia a promoção de um amadurecimento saudável. A formulação combina nove aminoácidos essenciais, com destaque para a alta proporção de leucina, além de cálcio e vitaminas D, B6 e C, nutrientes importantes para a saúde muscular e óssea. O produto oferece suporte nutricional especialmente para mulheres na perimenopausa e menopausa, ajudando a minimizar a perda de massa muscular e a manter vitalidade e autonomia.
Por meio da AminoScience, a ciência dos aminoácidos, o Grupo Ajinomoto busca contribuir com a saúde e o bem-estar da sociedade, investindo em processos inovadores que resultam em produtos de alta qualidade e pureza. “O Selo PURE AMINO ACID by Ajinomoto Co.® ajuda a identificar suplementos que contém aminoácidos produzidos pela Ajinomoto, que têm elevado grau de pureza e consistência de qualidade, um diferencial que oferece confiança aos consumidores”, explica Tatiana Gargalaka.
Este material despertou o seu interesse? Consulte o seu médico para saber como o consumo de aminoácidos pode entrar na sua rotina e garantir mais qualidade de vida e todos os benefícios aqui mencionados.
Confiança e qualidade para o consumidor
O Selo PURE AMINO ACID by Ajinomoto Co.® indica que o suplemento usa aminoácidos produzidos pelo Grupo Ajinomoto, reconhecidos mundialmente por origem não animal, alto grau de pureza e rastreabilidade. Com o selo, o consumidor final consegue identificar produtos com aminoácidos confiáveis e de procedência garantida. Para quem usa suplementos, a presença do selo representa mais segurança, transparência e confiança, inclusive porque os aminoácidos certificados têm sabor e odor geralmente mais agradáveis, resultado da pureza assegurada.