Releases Economia
Veja dicas valiosas que toda empreendedora precisa saber antes de abrir o próprio negócio
AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO Conteúdo de responsabilidade da empresa 4 de dezembro de 2023
Jayanne Rodrigues
Criar conexões para garantir a prosperidade do negócio, quebrar barreiras e lidar com o próprio medo são desafios corriqueiros na vida de muitos empreendedores brasileiros. A boa notícia é que existem táticas para aliviar os altos e baixos. Manter o otimismo, se enxergar como líder e conversar com outras mulheres são lições de três empresárias que marcaram presença no Empreendedoras no Corre, evento que celebra o protagonismo da mulher no mundo dos negócios.
O encontro organizado pelo Estadão, com patrocínio do Grupo Boticário e Dorflex, reuniu mulheres inspiradoras no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
Empreender é uma montanha-russa. Tem de aproveitar a jornada, ter coragem e não se estressar tanto, porque as coisas vão dar errado, aconselha Emily Ewell, CEO e cofundadora da Pantys, marca de calcinhas absorventes laváveis e reutilizáveis. A transmissão completa do evento pode ser vista no vídeo aqui.
Confira as dicas:
1. Evite o silêncio na hora de abrir um negócio
Se tem um conselho que a empreendedora Lela Brandão sabe na ponta da língua é o de conversar com outras mulheres do universo dos negócios antes de decidir abrir uma empresa. Na época em que lançou a marca de roupas confortáveis Lela Brandão CO., em plena pandemia, ela não recebeu a sugestão. Com isso, aprendeu na marra – e de forma mais solitária – os ônus e os bônus de ter um CNPJ no Brasil.
Empreender toma tudo se você deixar, igual a um furacão. Tem de impor limites de tempo e energia para cada projeto, diz.
Lela também recomenda praticar o autoconhecimento, pois cada fase do negócio exige uma estratégia diferente. Essa mudanças, segundo a empresária, interferem diretamente na saúde mental de quem está à frente de uma empresa.
Como criadora de conteúdo há mais de 10 anos, ela enxerga nas plataformas uma possibilidade de se conectar e criar comunidades mais sólidas na internet. O conteúdo é como se fosse um produto, é um storytelling para se conectar com as pessoas, completa Emily Ewell, da Pantys.
2. Ser uma mulher empreendedora também é ser uma liderança
Para Emily Ewell, o empreendedorismo é um estilo de vida. Neste contexto, conseguir equilibrar o fluxo entre vida pessoal e profissional não é fácil. A gente sempre tem de crescer mais rápido que o nosso negócio, afirma.
Por isso, reconhecer o problema do mercado dentro da área em que atua é meio caminho andado para identificar o que é possível desenvolver no empreendimento com base na necessidade dos consumidores.
No caso da Pantys, a empresária verificou que as mulheres não amam produtos menstruais e que a incontinência é um desafio maior do que a menstruação. Essa escuta permitiu que a marca produzisse itens mais conectados com o público-alvo.
Na visão de Emily, gestão do negócio não tem a ver apenas com a parte comercial de um empreendimento. Liderar e gerir pessoas estão entre os maiores desafios, segundo a empresária. A função como líder é fazer menos e capacitar mais as equipes para que eles consigam fazer tudo com autonomia, afirma.
3. Otimismo é indispensável para manter um empreendimento
Empreender no Brasil é padecer no paraíso, desabafa Regina Tchelly, fundadora da Favela Orgânica, iniciativa que nasceu em 2011 nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, no Rio, e tem como lema o combate à fome e ao desperdício.
A empresária trabalhou como empregada doméstica até os 18 anos. Logo depois, investiu em uma ideia que se transformaria no projeto Favela Orgânica. Dali em diante, o sonho de ser uma cozinheira famosa se tornou cada vez mais próximo.
Com uma metodologia simples, que une gastronomia com alimentos de baixo custo e o ensino da compostagem, ela viajou o mundo disseminando seu projeto. Mesmo assim, Regina ainda enfrenta dificuldades para obter investidores para o negócio.
As soluções a curto prazo da empresária envolvem sugestões simples e úteis: Mantenha o otimismo sendo empreendedora e seja a sua maior fã, faça autoelogios e se valorize.
Leia também
-
Releases Economia Women Invest Summit chega a sua segunda edição
12 de setembro de 2023Women Invest Summit 2023 deve receber aproximadamente 2 mil mulheres que buscam aprender sobre investimentos para melhor cuidar de seu patrimônio São Paulo, setembro de 2023 – Em sua segunda
Saiba Mais -
Releases Economia Dedica day valoriza cada real do brasileiro
15 de agosto de 2024Uma das mais tradicionais redes varejistas do País lança campanha baseada no reconhecimento de que o dinheiro dos brasileiros é difícil de conquistar e precisa ser bem investido
Saiba Mais -
Releases Economia Charlie marca presença no South Summit 2023
28 de março de 2023Participação do CEO da startup, Allan Sztokfisz, é um dos destaques da programação da segunda edição do evento, que acontece entre os dias 29 e 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre O
Saiba Mais